| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 683.89 KB | Adobe PDF |
Abstract(s)
O presente trabalho de investigação aplicada tem como objetivo comparar as
abordagens metodológicas adotadas por Portugal e França no treino de forças militares
para operações em ambiente urbano, com foco específico nos centros especializados
Centro de Excelência de Combate em Áreas Edificadas e Centre d’Entraînement aux
Actions en Zone Urbaine. A crescente centralidade do combate urbano na guerra
contemporânea, aliada à necessidade de adaptação contínua das doutrinas, infraestruturas
e tecnologias de treino, constitui o pano de fundo desta investigação.
Através de uma abordagem qualitativa de natureza descritiva e comparativa,
recorreu-se à análise documental e à realização de entrevistas semiestruturadas com
militares portugueses com experiência no Centro de Excelência de Combate em Áreas
Edificadas e no Centre d’Entraînement aux Actions en Zone Urbaine. A análise incidiu
em cinco dimensões principais: infraestruturas físicas, metodologias pedagógicas,
tecnologias de apoio, estratégias de manutenção e atualização e possibilidades de
adaptação de boas práticas francesas ao contexto nacional.
Os resultados revelam que o Centre d’Entraînement aux Actions en Zone Urbaine
apresenta
uma abordagem mais integrada, tecnologicamente avançada e
institucionalmente consolidada, enquanto o Centro de Excelência de Combate em Áreas
Edificadas se destaca pela flexibilidade e pela formação de instrutores especializados,
embora enfrente limitações orçamentais e estruturais. Com base na comparação efetuada,
são formuladas recomendações concretas para a modernização do Centro de Excelência
de Combate em Áreas Edificadas, nomeadamente ao nível da tecnologia, da manutenção
contínua e da integração de experiências operacionais.
Este estudo contribui para a compreensão aprofundada dos desafios e
potencialidades do treino urbano em Portugal, oferecendo propostas realistas para reforçar
a capacidade do Exército Português neste domínio estratégico.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
Publisher
CC License
Without CC licence
