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A Responsabilidade Social nas Organizações (RSO) apoia as práticas de diálogo e compromisso da organização com os seus stakeholders, através de um relacionamento ético e transparente (Indicadores Ethos da RSO, 2011). Por outro lado, a Comunicação Interna (CI) apresenta-se enquanto área privilegiada, dado o seu alcance estratégico e a sua natureza indissociável das estruturas e dos sistemas organizacionais. Neste sentido, estes dois indicadores apresentam-se como relevantes perante o presente contexto que se vivencia, caracterizado pela competitividade e constrangimento económico.
Desta forma, este trabalho perspetiva contribuir para a compreensão do efeito da CI e da RSO sobre determinantes estratégicos e competitivos organizacionais, como é o caso da Imagem Organizacional (IO) e da Implicação Afetiva (IA) numa organização privada do sector da saúde.
No seguimento de uma revisão bibliográfica incidente nas variáveis em estudo, efetuou-se um estudo empírico junto dos colaboradores.
Os resultados principais mostram que há efeitos de interação entre RSO e CI. Surgindo assim, base para se falar de Comunicação Interna Socialmente Responsável, nomeadamente ao nível da Imagem e da Implicação.
A importância destes resultados é discutida a nível teórico, empírico e prático, nomeadamente na estratégia que a organização toma junto dos seus stakeholders internos.
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Comunicação Interna Responsabilidade Social Stakeholders internos Comunicação Organizacional