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O setor e mercado farmacêutico têm atravessado recorrentes fases de mudança e readaptação. Mudanças essas que influenciam, direta e indiretamente, o comportamento do consumidor, que se vê, cada vez mais, impelido a assumir as rédeas da própria saúde, através da auto-medicação. O aumento da oferta de medicamentos não sujeitos a receita médica disponíveis e o seu acesso fora das farmácias têm também contribuido para este cenário. Atendendo a que o consumidor começa a ter que decidir por si só e, muitas vezes em pleno ponto de venda, os produtos a adquirir, este estudo propõe-se a avaliar a importância das embalagens como um meio para transmitir a mensagem do produto e explorar o impacto das características extrínsecas verbais e visuais do mesmo. Existem ainda muito poucos estudos nesta área específica de produtos, no entanto, o presente estudo integra o estudo de Kauppinen-Räisänen et al. (2012), realizado a nível internacional, em três países: Finlândia, Estados Unidos da América e Ghana. Contribuindo assim, não apenas para perceber a realidade do nosso país, mas, igualmente, para comparar os resultados de Portugal com os dos outros países. Participaram neste estudo 60 estudantes universitários, de diferentes instituições de ensino do norte do país e de diferentes áreas de ensino, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos. Foi realizado um estudo com design experimental (teste de produto), através de conjoint analysis, para avaliar dois tipos de produtos: analgésicos e medicamentos para a dor de garganta, sendo a análise dos dados efetuada através do SPSS. Os resultados demonstraram semelhanças e diferenças na importância atribuída à embalagem, e às respetivas características extrínsecas, variando de acordo com o tipo de produto e entre os quatros países em comparação. Sendo no entanto de destacar a importância do Marketing farmacêutico reconhecer o impacto destes factores nas preferências e escolhas do consumidor.
Description
Keywords
Comportamento do consumidor Branding farmacêutico Decisão de compra