Repository logo
 
Publication

As relações de amizade na creche e jardim-de-infância

dc.contributor.advisorPinheiro, Augusto
dc.contributor.authorPoejo, Marta Filipa Torres
dc.date.accessioned2015-02-19T15:04:47Z
dc.date.available2015-02-19T15:04:47Z
dc.date.issued2015-01
dc.date.submitted2015-02
dc.description.abstractO presente Relatório do Projeto de Investigação tem como objetivo a compreensão do papel das amizades das crianças no seu desenvolvimento e aprendizagem em contexto de creche e jardim-de-infância, assim como compreender a função do educador enquanto mediador fundamental no desenvolvimento das crianças. A apresentação do relatório supramencionado tem como finalidade a atribuição da qualificação como Educadora de Infância no Mestrado de Educação Pré-Escolar. O projeto desenvolvido contém informações, experiências e vivências recolhidas através dos dois contextos educativos onde foi inserido o estágio em creche e jardim-de -infância, bem como através da minha intervenção enquanto estudante e das intervenções das educadoras cooperantes. A metodologia que utilizei para a realização deste projeto é inspirada na Investigação-Ação, enquanto metodologia pertencente à Investigação Qualitativa inscrevendo-se no Paradigma Interpretativo. Para a concretização deste projeto utilizei dispositivos de recolha e análise de informação, tais como a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos e vídeo, a análise documental dos projetos pedagógicos de sala, os inquéritos por questionários aplicados às respetivas educadoras cooperantes e por último, o sociograma. Em termos de conclusão, apresento as minhas considerações globais sobre a concretização do presente relatório.por
dc.description.abstractThis Project Report aims to understanding the role of friendships in children’s development, learning in the context of nursery and kindergarten, as well understanding the role of the educator as key mediator in the development of children. The aforementioned report intended to award of the qualification in Masters in Childhood Educator of Preschool Education. The project developed contains information’s experiences some of them gathered through the two educational settings. The stage was set in nursery and kindergarten, as well as through my intervention as a student and the interventions of the cooperating teacher’s. The methodology used for this project is inspired in the research – action methodology as belonging to Qualitative Research signing up for Interpretive Paradigm. To implement this project resource I utilized collecting and analyzing information such as participant observation, the field notes, the photographic and video recordings, documentary analysis of pedagogical projects room, the surveys questionnaires to respective cooperating teachers and finally the sociogram. To conclude, my global thoughts on the implementation of this report will be presented.en
dc.description.sponsorshipEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpor
dc.identifier.tid201192420
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/7782
dc.language.isoporpor
dc.subjectAmizadepor
dc.subjectInterações sociais entre criançaspor
dc.subjectRelações afiliativaspor
dc.subjectConflitospor
dc.subjectCreche e jardim-de-infânciapor
dc.subjectFriendshipen
dc.subjectSocial interactions among childrenen
dc.subjectAffiliated relationsen
dc.subjectConfliten
dc.subjectNursery and kindergartenen
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopor
dc.subjectRelatório de estágiopor
dc.titleAs relações de amizade na creche e jardim-de-infânciapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.disciplineEducação Pré-Escolarpor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório do Projeto de Investigação -Marta Poejo.pdf
Size:
2.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento principal
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: