Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Participam? Como? Um estudo de caso sobre participação infantil

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Raquel Jesus.pdf1.3 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A participação infantil tem vindo a ser apontada como a condição central para a reconceptualização do grupo social da infância e consideração da criança enquanto cidadã. Por outro lado, a escola, constituindo-se como um contexto público de codecisão, assoma como um espaço no qual as crianças podem mobilizar competências e influir na vida coletiva e individual. O estudo de caso aqui apresentado visa a compreensão da complexidade do contexto educativo, no sentido de perceber em que é que a prÔtica da educadora de um grupo de pré-escolar promove a participação infantil e a, consequente, realização de um mapa conceptual da participação das 22 crianças do grupo. Com aporte no paradigma interpretativo, próprio de uma investigação qualitativa, a anÔlise e a discussão das quatro fontes de dados fazem-se a partir de um quadro teórico ancorado na Sociologia da Infância.

Description

Keywords

Criança Infância Cidadania Participação infantil

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License