Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Inteligência emocional aplicada às vendas no mercado automóvel de luxo: o centro Porsche Porto

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Este relatório tem por base a crescente exigência do atendimento ao consumidor final e as suas implicações práticas, usando este ponto de partida pretende-se explorar as variáveis que estão diretamente ligadas à aplicação prática do conceito de relação com o cliente aplicada às vendas. Tendo por sua conta, de que possivelmente o público mais difícil e exigente será o consumidor de bens de luxo, procura-se nesse sentido explorar esse mercado com foco no setor automóvel. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e revisão de literatura em volta de temas respeitantes ao Marketing Relacional e aos seus conceitos assim como um inquérito por entrevista aos departamentos comerciais dos Centros Porsche Porto e Braga, fruto do estágio profissional realizado na empresa XRS, Motor S.A. detentora dos Centros Porsche acima mencionados. Com a pesquisa efetuada associada ao “know-how” adquirido com as entrevistas, foi possível concluir que a crescente exigência do cliente requer da parte do colaborador uma especial atenção às emoções que o cliente sente. Em tempos complicados que se vive à data do presente relatório, foi possível observar também que em tempos de receio e de incerteza o ser humano age de forma mais impulsiva e torna todos os seus comportamentos muito mais reflexivos do que em condições normais onde prevalecia a ponderação cuidada das variáveis. Por último é possível depreender, com as entrevistas realizadas, de que o consumidor dos mercados de luxo privilegia a experiência de compra ao mesmo nível do prestígio da marca.

Description

Keywords

Automóveis; Inteligência Emocional; Indústria Automóvel; Luxo; Porsche; Vendas

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License