Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Idade e anos de escolaridade. Estudo de Insuficiências observáveis em crianças de 7 anos inseridas numa turma de 2ºAno do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MONTEIRO Carolina 2013.pdf1.43 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O propósito deste Relatório Final prende-se com a problemática do ingresso precoce no Ensino Básico e as implicações do mesmo nas crianças. Para tal partiu-se de 3 questões principais: Ø Como é que se manifesta uma entrada prematura de uma criança no 1º Ciclo? Ø Quais são os alertas que a literatura nos dá em relação a um ingresso prematuro no Ensino Básico? Ø Quais as recomendações que encontramos na literatura sobre o desenvolvimento infantil em idade escolar? Questões estas que nos remetem para outras duas interrogações que as complementam: Ø As insuficiências observadas derivam de falta de atitude ou maturidade dos alunos? Ø As insuficiências observadas derivam de falta de competência dos alunos? Neste sentido desenvolveu-se um trabalho de pesquisa com base em dados obtidos em sala de aula (Notas de Campo) e na observação e acompanhamento do método utilizado pela professora residente e nos seus registos. Na leitura de literatura diversa, na observação de outros estudos caso bem como no trabalho direto e constante com as crianças durante vários meses, que apresentavam este tipo de problema. Após a compilação de todos os dados, registos e análises foi possível encontrar, se não respostas concretas para as questões levantadas, pelo menos perceber a influência e o condicionamento de determinados fatores sobre as mesmas.

Description

Keywords

Ensino Básico Dificuldades de Aprendizagem 1ºAno

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue