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Authors
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Abstract(s)
O propósito deste Relatório Final prende-se com a problemática do ingresso precoce
no Ensino Básico e as implicações do mesmo nas crianças. Para tal partiu-se de 3
questões principais:
Ø Como é que se manifesta uma entrada prematura de uma criança no 1º Ciclo?
Ø Quais são os alertas que a literatura nos dá em relação a um ingresso prematuro
no Ensino Básico?
Ø Quais as recomendações que encontramos na literatura sobre o desenvolvimento
infantil em idade escolar?
Questões estas que nos remetem para outras duas interrogações que as
complementam:
Ø As insuficiências observadas derivam de falta de atitude ou maturidade dos
alunos?
Ø As insuficiências observadas derivam de falta de competência dos alunos?
Neste sentido desenvolveu-se um trabalho de pesquisa com base em dados obtidos
em sala de aula (Notas de Campo) e na observação e acompanhamento do método
utilizado pela professora residente e nos seus registos. Na leitura de literatura diversa,
na observação de outros estudos caso bem como no trabalho direto e constante com as
crianças durante vários meses, que apresentavam este tipo de problema.
Após a compilação de todos os dados, registos e análises foi possível encontrar, se
não respostas concretas para as questões levantadas, pelo menos perceber a influência e
o condicionamento de determinados fatores sobre as mesmas.
Description
Keywords
Ensino Básico Dificuldades de Aprendizagem 1ºAno