Publication
Jogos e brinquedos tradicionais portugueses
dc.contributor.advisor | Mendes, Rui Manuel Sousa, 1965- | |
dc.contributor.author | Vaz, João Miguel Francisco | |
dc.date.accessioned | 2016-03-04T15:15:55Z | |
dc.date.available | 2016-03-04T15:15:55Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | A cultura da brincadeira, sempre esteve presente na vida das crianças. O jogar/brincar é comunicação, é aprendizagem é reprodução e apropriação do mundo, é recriação, é fantasia e prazer, não espanta que estas actividades lúdicas se tenham perpetuado e renovado a cada geração. O objectivo do presente estudo foi investigar que mudanças ocorreram na prática dos jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais ao longo destes trajectos temporais. Foi aplicada uma pesquisa de investigação a três grupos de actores sociais, usando-se como metodologia para a recolha de dados um questionário por entrevista semiestruturado com perguntas fechadas e abertas. O primeiro grupo, composto por 98 alunos, do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Amareleja. O segundo grupo constituído pelos seus 81 pais, e o terceiro grupo é composto pelos avós paternos e maternos do primeiro grupo. O trabalho resulta da necessidade de entender como os jogos, brinquedos e brincadeiras têm realizado o seu percurso histórico, ao longo de gerações sucessivas e perceber que mudanças se processaram, decorrentes das sucessivas transformações sociais, na qual as culturas da infância não passaram incólumes. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201334569 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/11724 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Jogos Tradicionais | pt_PT |
dc.subject | Brinquedos Tradicionais | pt_PT |
dc.title | Jogos e brinquedos tradicionais portugueses | pt_PT |
dc.title.alternative | análise intergeracional | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação e Lazer |