Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.19 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Embora existam muitas teorias sobre o crédito comercial estar relacionado com o
crescimento das empresas, ainda não foi incluída a variável confiança nos estudos. O
objetivo deste trabalho é o de analisar o impacto do crédito comercial no crescimento das
empresas, medindo a influência da confiança social. Este estudo teve por base uma amostra
de 7220 empresas, com um total de 64.980 observações, para o período de 2013 a 2021. A
base de dados contempla empresas de 23 países (13 localizados na Europa, 7 na Asia, 2 na
América e 1 na Oceânia). Para alcançar o objetivo proposto foi utilizada a metodologia de
dados em painel, com efeitos fixos. Os resultados mostram, globalmente, que há uma relação
positiva entre o crescimento das empresas e o crédito comercial recebido. Considerando-se
esta alternativa de financiamento relevante para as oportunidades de crescimento. Além
disso, foi possível observar que nos países com maior nível de confiança social, o impacto
positivo entre o crédito comercial e o crescimento das empresas diminui. Isto é, a influência
do crédito de fornecedores para o crescimento das empresas é menor nos países com maior
nível de confiança entre os cidadãos. Numa análise adicional, o estudo evidencia que o
credito obtido junto das instituições financeiras tem um efeito maior no crescimento das
empresas localizadas em países com alto nível de confiança social.
Description
Keywords
Crescimento das empresas Crédito comercial Confiança Restrições financeiras