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Os fatores influenciadores do consumo de flores frescas em Portugal

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Abstract(s)

As flores trazem conforto, cor e ajudam a melhorar o nosso humor, tornando o ambiente à nossa volta mais aprazível. Disso já quase todos sabemos, mas o que nos leva a consumir flores? A emoção? Causar o bem-estar nos outros e em nós? As ocasiões? Para oferecermos ou para decorarmos espaços? Todas questões são pertinentes e esta investigação analisa, o que de facto leva o consumidor a comprar flores frescas, em Portugal. Objetivo O principal objetivo deste estudo é conhecer quais as variáveis que mais interferem na tomada de decisão de compra de flores frescas. Foi enviado, com recurso a suportes digitais, um inquérito por questionário em que os inquiridos responderam a perguntas relacionadas com o consumo de flores frescas (frequência de compra, ocasiões de consumo, estilos de arranjos, seleção e perceção de qualidade e frescura do produto e a importância do atendimento ao cliente. As várias conclusões que foram retiradas deste estudo, podem ser analisadas no capítulo 7. Metodologia Como já referido, a recolha de dados foi feita através da realização de um questionário online, onde foram analisadas descritivamente todas as variáveis em estudo nesta investigação. Os dados foram analisados com recursoo ao programa de análise estatística IBM SPSS Statistics®. Esta recolha de dados conseguiu a obtenção de uma amostra de 233 inquiridos. Contributos práticos Ficaram a conhecer-se, ainda que com uma pequena Amostra (de 233 indivíduos), algumas das motivações de compra de flores frescas e o que as variáveis que os consumidores consideram como essencial para a compra de flores frescas. Este estudo reflete a necessidade de se conhecer o mercado e, por consequência, o setor floral, em Portugal. Dessa forma, todos os resultados que possam servir para o melhor, e detalhado, conhecimento deste setor podem ser vistos como um contributo positivo. Esta investigação poderá ser uma porta para possíveis estudos mais pormenorizados sobre a temática. Limitações Uma das grandes limitações do estudo apresentado, diz respeito a dados já existentes sobre o setor. Em Portugal, existe uma grande desinformação sobre o setor e os dados desatualizados sobre Floricultura e Horticultura dificultaram a pesquisa realizada. Os artigos científicos sobre o tema têm datas muito antigas e já se focam em abordagens desatualizadas. Outra limitação para este estudo foi a dimensão da Amostra em análise, foram recolhidas apenas 233 respostas no total, tendo o questionário estado online durante uma curta janela de tempo. Originalidade/ Valor- O facto de nunca ter sido realizado nenhum estudo deste âmbito, em Portugal, pode revelar alguma originalidade e agregar algum valor ao estudo apresentado. Esta investigação pode ser analisada com maior detalhe em várias vertentes, por várias entidades do setor, tornando-se úteis e relevantes para estudos futuros.

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Flores Comportamento consumidor Experiência de compra Consumo de flores Marketing floral Floricultura

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