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Motivações para a adesão da grávida aos cursos pré-natais

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Abstract(s)

O Relatório de Estágio visa refletir o percurso de aquisição de competências comuns de Enfermeiro Especialista, competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, e competências académicas do grau de Mestre, no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, descrevendo as atividades desenvolvidas ao longo dos vários contextos de ensino clínico. Os Cursos Pré-Natais, segundo a Ordem dos Enfermeiros, são da inteira responsabilidade do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, estando integrados na vigilância da gravidez. É importante que as grávidas sintam motivação e adiram aos Cursos, para garantir uma transição bem-sucedida para a parentalidade. O referencial teórico de enfermagem que suportou o estudo realizado foi o modelo de Ramona Mercer, “Tornar-se Mãe”. Foi realizada uma Scoping review, com o objetivo de mapear a evidência científica mais recente sobre os “Contributos dos Cursos Pré-Natais percecionados pela grávida”. Baseada nestes resultados, e com o intuito de identificar as perceções de um grupo de grávidas no terceiro trimestre de gestação, inscritas na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados onde exerço funções, desenvolvi um estudo exploratório descritivo, elaborando um instrumento de colheita de dados (questionário), aplicado a essas grávidas, com o objetivo de identificar as motivações que as levariam a aderir aos Cursos. Os principais resultados obtidos são concordantes, demonstrando que a grávida perceciona os benefícios da adesão aos Cursos, relatando diminuição na ansiedade, aquisição de mais conhecimentos para escolhas informadas, nomeadamente para a utilização das estratégias não farmacológicas para o alívio da dor e posições verticalizadas durante o trabalho de parto, preferência por um parto natural e amamentam mais tempo. Finalmente, colocam o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica como o principal responsável pelos cuidados, competentes e baseados numa relação de confiança e empatia, centrados na grávida.
The Internship Report aims to reflect the journey of acquiring the common competencies of a Specialist Nurse, the specific competencies of a Nurse Midwife, and the academic competencies of the Master's degree, within the scope of the Master's Degree in Maternal and Obstetric Health Nursing, describing the activities developed throughout the various clinical teaching contexts. According to the Order of Nurses, prenatal courses are the sole responsibility of the Nurse Midwife and are part of pregnancy surveillance. It is important that pregnant women feel motivated and adhere to the courses to ensure a successful transition to parenthood. The theoretical nursing framework that supported the study was Ramona Mercer's "Becoming a Mother" model. A scoping review was carried out with the aim of mapping the most recent scientific evidence on the "Contributions of prenatal courses as perceived by pregnant women". Based on these results, and in order to identify the perceptions of a group of pregnant women in the third trimester of pregnancy, enrolled in the Personalized Health Care Unit where I work, I developed a descriptive exploratory study, designing a data collection instrument (questionnaire), applied to these pregnant women, with the aim of identifying the motivations that would lead them to join the Courses. The main results obtained are in agreement, showing that pregnant women perceive the benefits of adhering to the Courses, reporting a reduction in anxiety, acquiring more knowledge to make informed choices, namely the use of non-pharmacological strategies for pain relief and upright positions during labor, a preference for natural childbirth and breastfeeding for longer. Finally, they place the Nurse Midwife as the main person responsible for providing competent care based on a relationship of trust and empathy, centered on the pregnant woman.

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Enfermagem obstétrica Gestantes Perceção Educação pré-natal

Pedagogical Context

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