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Advisor(s)
Abstract(s)
O conceito de salário emocional diz respeito às retribuições não monetárias concedidas
aos trabalhadores, centrando-se na melhoria de relações interpessoais, o fortalecimento
da produtividade e a competitividade das organizações. O tema sobre o salário emocional
ainda é recente e carece de estudos empíricos que demonstrem os seus efeitos benéficos
quer para os trabalhadores (e.g., satisfação com o trabalho), quer para as organizações
|(e.g., desempenho). Como tal, com o objetivo de alargar o conhecimento sobre os
benefícios do salário emocional, o presente estudo analisou o impacto do salário
emocional no desempenho dos trabalhadores, considerando a satisfação e a motivação
como mecanismos de ligação entre o salário emocional e o desempenho. Através de um
estudo não experimental correlacional, aplicou-se um questionário a 215 trabalhadores de
várias organizações e de diferentes áreas ocupacionais. Os resultados mostraram que o
salário emocional influenciou o desempenho (de tarefa, contextual e adaptativo) através
do aumento da motivação e da satisfação com o trabalho. Os resultados mostraram ainda
a evidência de uma mediação em série. Do ponto de vista da gestão, considerar o salário
emocional como um recurso organizacional capaz de motivar e deixar os trabalhadores
satisfeitos é um ponto de partida para assumir a importância prática e teórica deste
conceito.
Description
Keywords
Salário emocional Benefícios Motivação Bem-estar Satisfação Desempenho Competitividade organizacional.