Repository logo
 
Publication

Subsector de gestão de energia - novos desafios

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFonseca, José Manuel da
dc.contributor.authorMendes, Mário Manuel dos Santos
dc.date.accessioned2016-07-27T08:55:06Z
dc.date.available2016-07-27T08:55:06Z
dc.date.issued2014-04-28
dc.description.abstractA actual crise social que afecta o país atingiu as PME de uma forma global, provocando uma redução drástica do volume dos seus negócios, em particular as empresas ligadas à gestão de energia, que constituem um exemplo ilustrativo de uma crise mais geral, dado que dependem muito da realização de obras de grande vulto, nomeadamente em edifícios públicos, como escolas, hospitais, universidades, ou outros organismos públicos e privados, as quais estão, de momento, paralisadas. O trabalho a desenvolver centrar-se-á no estudo de um conjunto de empresas ligadas a este sub-sector (players), com análise das atuais dificuldades, e procura de informação relevante sobre a estratégia empresarial com vista à diversificação de produtos para a sua instalação em novos segmentos de mercado ou avaliação de uma estratégia de inovação ou de internacionalização e qual o mercado a desenvolver.. Através deste estudo pretende-se: • Identificar as actuais estratégias empresariais, sobretudo como irão atuar as empresas no mercado nos próximos anos; • Analisar processos que proporcionem a diversificação do produto final, com garantia de sustentabilidade económica do modelo e ampla aceitação das entidades públicas e privadas; • Conhecer as intenções de internacionalização, e as razões de preferência por determinados mercados em detrimento de outros.pt_PT
dc.description.abstractThe current social crisis is affecting SMEs globally, causing a drastic reduction in the volume of their businesses, in particular companies related to power management, which are an illustrative example of a more general crisis, since they depend lot of major works or large projects, particularly in public buildings such as schools, hospitals, universities, and other public and private organizations, which are for the time being paralyzed. This paper will focus on a set of companies linked to this sub-sector with the analysis of current difficulties, and seeking relevant information about the business strategy to diversify products to install in new market segments, or the evaluation of a strategy of internationalization and innovation or which market to develop in. This study aims to: • Identify current business strategies, especially the companies that will act in the market in the next years; • Analyze processes that provide diversification of products with sustainable economic models and widespread acceptance of public and private entities; • Know the intentions of internationalization and the reasons of preference for certain markets over others.pt_PT
dc.identifier.tid201163853pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/14376
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEstratégia empresarialpt_PT
dc.subjectVantagem competitivapt_PT
dc.subjectPosicionamentopt_PT
dc.subjectAdaptação à crisept_PT
dc.subjectMacro envolventept_PT
dc.subjectEconomiapt_PT
dc.subjectInternacionalizaçãopt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.titleSubsector de gestão de energia - novos desafiospt_PT
dc.title.alternativeinovação e internacionalização como resposta à crise no mercado interno - estratégia de adaptação e reposicionamento competitivo em tempo de crise económicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Estratégia Empresarialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação de M-EE - Mário Mendes 50028925.pdf
Size:
3.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: