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- AliançasPublication . Monteiro, Sérgio Manuel Caetano; Fonseca, José Manuel daEste estudo pretendeu explorar a utilização das alianças como forma de internacionalização das pequenas e médias empresas (PMEs) portuguesas para os PALOP. Teve como objectivo conhecer uma realidade pouco estudada, e se é uma forma considerada viável pelos decisores das empresas, e detectar tendências. Neste estudo foi empregue a metodologia qualitativa tipo exploratório, recorrendo ao método de entrevista na recolha de dados primários, com suporte de um guião, numa optica semidirectiva. Os dados recolhidos das empresas permitiram responder positivamente à questão de partida, seguindo as suas trajectórias e detectando tendências que poderão ser exploradas em futuros estudos. Foi solicitado aos participantes que confirmassem o rigor das interpretações realizadas dos dados obtidos, como forma de garantir e melhorar a qualidade do conteúdo. Nas empresas estudadas observou-se a tendência de que as alianças, como forma de internacionalização de empresas, são percecionadas pelos decisores, como um modo de potencializar mercados através das sinergias criadas, com benefícios no conhecimento compartido, melhorando o desempenho e minimizando erros. Foi descrita como tendo possibilitado o aumento da velocidade de penetração nos mercados externos, reduzindo custos, ganhando efeito de escala e competências no decorrer do processo de internacionalização. As escolhas realizadas pelos intervenientes deste estudo indiciam que poderemos estar mais dependentes do plano humano do que da retórica polarizada da estratégia empresarial, visto a importância que a confiança, a reciprocidade e a complementaridade exercem na escolha das alianças como modo de internacionalização. Finalmente, os novos conhecimentos resultantes da interação com os parceiros têm vindo a influenciar directa ou indirectamente a cultura e organização das empresas.
- Subsector de gestão de energia - novos desafiosPublication . Mendes, Mário Manuel dos Santos; Fonseca, José Manuel daA actual crise social que afecta o país atingiu as PME de uma forma global, provocando uma redução drástica do volume dos seus negócios, em particular as empresas ligadas à gestão de energia, que constituem um exemplo ilustrativo de uma crise mais geral, dado que dependem muito da realização de obras de grande vulto, nomeadamente em edifícios públicos, como escolas, hospitais, universidades, ou outros organismos públicos e privados, as quais estão, de momento, paralisadas. O trabalho a desenvolver centrar-se-á no estudo de um conjunto de empresas ligadas a este sub-sector (players), com análise das atuais dificuldades, e procura de informação relevante sobre a estratégia empresarial com vista à diversificação de produtos para a sua instalação em novos segmentos de mercado ou avaliação de uma estratégia de inovação ou de internacionalização e qual o mercado a desenvolver.. Através deste estudo pretende-se: • Identificar as actuais estratégias empresariais, sobretudo como irão atuar as empresas no mercado nos próximos anos; • Analisar processos que proporcionem a diversificação do produto final, com garantia de sustentabilidade económica do modelo e ampla aceitação das entidades públicas e privadas; • Conhecer as intenções de internacionalização, e as razões de preferência por determinados mercados em detrimento de outros.
- A influência das ferramentas da Lean Management no aumento da produtividade da linha de pão com côdeaPublication . Beito Morgado, Vânia Alexandra; Magalhães, José; Paz, Carlos