Repository logo
 
Publication

A escola e os comportamentos desviantes: novas tendências

dc.contributor.authorPoiares, Nuno Caetano Lopes de Barros
dc.date.accessioned2021-08-18T11:19:20Z
dc.date.available2021-08-18T11:19:20Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractNo presente texto o autor apresenta uma breve reflexão sobre o estado da arte dos fatores de risco emergentes em ambiente escolar, mormente no que se refere aos comportamentos desviantes na Escola hodierna (2006) e no seu meio envolvente, mas também, mais recentemente, com uma extensão alargada ao seio dos lares das famílias com o advento das potencialidades das novas tecnologias. Que fenómenos têm surgido no meio escolar no seguimento das mudanças sociais? Qual o papel da família, da comunidade escolar, das autarquias, da rede social, das comissões de protecção de crianças e jovens e das forças de segurança? As parcerias podem ter um papel estratégico? E que contributo pode dar a Sociologia, enquanto ramo especializado do conhecimento, na compreensão destes fenómenos? A estas e outras questões pretende o autor discernir com o objectivo de gerar um maior questionamento e um possível aprofundamento sobre o conhecimento neste domínio.pt_PT
dc.description.abstractIn this text, the author presents a brief reflection on the state of the art of emerging risk factors in the school environment, especially with regard to deviant behaviors in today's School (2006) and its surroundings, but also, more recently, with a broader scope. within the homes of families with the advent of the potential of new technologies. What phenomena have emerged in the school environment following social changes? What is the role of the family, the school community, local authorities, the social network, commissions for the protection of children and young people and the security forces? Can partnerships have a strategic role? And what contribution can sociology make, as a specialized branch of knowledge, in understanding these phenomena? The author intends to discern these and other questions with the aim of generating further questioning and a possible deepening of knowledge in this field.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPoiares, N. (2007), "A escola e os comportamentos desviantes: novas tendências", Questões Sociais Contemporâneas, livro de Atas das VIII Jornadas do Departamento de Sociologia, pp. 227-238. CISA-AS e U. Évora. ISBN: 978-972-99959-6-5pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-99959-6-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/37338
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherDepartamento de Sociologia da Universidade de Évora e Centro de Investigação em Sociologia e Antropologia "Augusto da Silva" (CISA-AS).pt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectEscola Segurapt_PT
dc.subjectSociologia Criminalpt_PT
dc.subjectCrimept_PT
dc.subjectComportamentos Desviantespt_PT
dc.subjectDelinquência juvenilpt_PT
dc.subjectPolíciapt_PT
dc.subjectSegurançapt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectSafe Schoolpt_PT
dc.subjectCriminal Sociologiapt_PT
dc.subjectPolicept_PT
dc.subjectSecuritypt_PT
dc.subjectdeviant behaviorspt_PT
dc.subjectjuvenile delinquencypt_PT
dc.titleA escola e os comportamentos desviantes: novas tendênciaspt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceÉvorapt_PT
oaire.citation.endPage238pt_PT
oaire.citation.startPage227pt_PT
oaire.citation.titleQuestões Sociais Contemporâneas: Actas das VIII Jornadas do Departamento de Sociologiapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A Escola e os Comportamentos Desviantes. Novas Tendências.pdf
Size:
8.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format