Publication
Intervenção educativa em crianças com dificuldades cognitivas e comportamentais
dc.contributor.author | Rafael, Maria de Fátima Fernandes | |
dc.contributor.author | Vaz, João | |
dc.date.accessioned | 2023-10-27T15:35:57Z | |
dc.date.available | 2023-10-27T15:35:57Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Face às exigências comportamentais e cognitivas colocadas pela atividade escolar, é na entrada para o primeiro ciclo que, muitas vezes, é identificada quer a Perturbação de Défice de Atenção e Hiperatividade (PDAH) quer a Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) de natureza ligeira. Não conseguindo responder aos requisitos da escola, muitas crianças começam a revelar padrões de comportamento claramente desajustados e a manifestar dificuldades em acompanhar as atividades da turma, o que cria problemas acrescidos na condução da aula e compromete a consecução das aprendizagens esperadas. A partir daqui, um novo desafio se coloca ao professor: compreender as dificuldades identificadas e encetar abordagens de trabalho diferenciadas capazes de fazer face aos problemas sentidos e promover as potencialidades que o aluno contém em si. Neste artigo apresenta-se um trabalho de intervenção realizado em contexto escolar junto de um aluno do 1º CEB com Necessidades Educativas Especiais, que apresentava PHDA e DID. A intervenção pedagógica, para fazer face às suas dificuldades, foi planeada e desenvolvida pela professora da turma e decorreu em contexto de sala regular inserida nas atividades letivas da turma. Os resultados obtidos mostraram que o plano traçado e as medidas selecionadas e postas em execução se revelaram ajustadas, tendo o aluno conseguido uma evolução favorável quer nos seus padrões comportamentais, quer ao nível das aprendizagens académicas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47626 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra | pt_PT |
dc.subject | PDAH | pt_PT |
dc.subject | DID | pt_PT |
dc.subject | necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | intervenção educativa | pt_PT |
dc.subject | ADHD | pt_PT |
dc.subject | DID | pt_PT |
dc.subject | special educational needs | pt_PT |
dc.subject | educational intervention | pt_PT |
dc.title | Intervenção educativa em crianças com dificuldades cognitivas e comportamentais | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Coimbra | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 64 | pt_PT |
oaire.citation.issue | temático | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 47 | pt_PT |
oaire.citation.title | Exedra | pt_PT |
person.familyName | Vaz | |
person.givenName | João | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6505-6297 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 48038507-411c-45c0-85a6-464e0931ebae | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 48038507-411c-45c0-85a6-464e0931ebae |