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Abstract(s)
Face às exigências comportamentais e cognitivas colocadas pela atividade escolar, é na entrada
para o primeiro ciclo que, muitas vezes, é identificada quer a Perturbação de Défice de Atenção e
Hiperatividade (PDAH) quer a Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) de natureza ligeira.
Não conseguindo responder aos requisitos da escola, muitas crianças começam a revelar padrões
de comportamento claramente desajustados e a manifestar dificuldades em acompanhar as
atividades da turma, o que cria problemas acrescidos na condução da aula e compromete a
consecução das aprendizagens esperadas. A partir daqui, um novo desafio se coloca ao professor:
compreender as dificuldades identificadas e encetar abordagens de trabalho diferenciadas capazes
de fazer face aos problemas sentidos e promover as potencialidades que o aluno contém em si.
Neste artigo apresenta-se um trabalho de intervenção realizado em contexto escolar junto de um
aluno do 1º CEB com Necessidades Educativas Especiais, que apresentava PHDA e DID. A
intervenção pedagógica, para fazer face às suas dificuldades, foi planeada e desenvolvida pela
professora da turma e decorreu em contexto de sala regular inserida nas atividades letivas da turma.
Os resultados obtidos mostraram que o plano traçado e as medidas selecionadas e postas em
execução se revelaram ajustadas, tendo o aluno conseguido uma evolução favorável quer nos seus
padrões comportamentais, quer ao nível das aprendizagens académicas.
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Keywords
PDAH DID necessidades educativas especiais intervenção educativa ADHD DID special educational needs educational intervention
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Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra