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Ser professor: Uma teia de competĂȘncias

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Abstract(s)

O presente relatĂłrio insere-se na Unidade Curricular de PrĂĄtica de Ensino Supervisionada (PES) e decorre de uma experiĂȘncia vivenciada num 1° Ano do 1° Ciclo do Ensino BĂĄsico, numa escola pĂșblica da localidade da Abrunheira, Sintra. O estudo, suportado por uma metodologia mista (numa aliança entre a investigação qualitativa e a quantitativa) Ă© o resultado de uma investigação que se desenvolveu atravĂ©s da anĂĄlise dos questionĂĄrios, entregues aos docentes do 1° Ciclo do Ensino BĂĄsico, de um Agrupamento de Escolas, do concelho de Sintra e, que teve como alicerce a obra de Philippe Perrenoud (2000), bem como a experiĂȘncia vivida ao longo de um estĂĄgio curricular, resultando deste estĂĄgio o registo de diversos diĂĄrios, que serviram de suporte Ă  referida investigação. Desta forma, este estudo visou compreender e identificar quais as competĂȘncias que os professores do 1 ° Ciclo do Ensino BĂĄsico julgam essenciais ao seu papel enquanto profissionais de educação, justificando assim a construção de duas questĂ”es basilares: - Quais as competĂȘncias que o grupo de professores do 1° Ciclo do Ensino BĂĄsico julgam essenciais ao seu papel como profissionais de educação e como as hierarquizam; - Que competĂȘncias sĂŁo evidenciadas no quotidiano de uma sala de aula do 1° Ano do Ensino BĂĄsico. Esta investigação demonstrou que com a evolução do percurso da profissĂŁo docente, os professores, atualmente, veem-se envolvidos num novo papel, onde lhes Ă© pedido que sustentem a sua função enquanto profissionais, na emergĂȘncia de uma prĂĄtica apoiada na cooperação de pares e, para tal, concorre a noção de competĂȘncia, assim como a sua importĂąncia para esta profissĂŁo. Os resultados deste estudo revelaram a perceção das diversas competĂȘncias que os professores enunciaram como essenciais ao desempenho da sua profissĂŁo, competĂȘncias estas como "Organizar e dirigir situaçÔes de aprendizagem", "Envolver os alunos nas suas aprendizagens e no seu trabalho" e "Administrar a progressĂŁo das aprendizagens". No entanto, ao longo do estudo foi revelado ainda que os docentes apresentam alguma ambiguidade entre as competĂȘncias que julgam essenciais ao exercĂ­cio da sua profissĂŁo e aquelas que sĂŁo observĂĄveis na sua prĂĄtica.

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Ensino BĂĄsico CompetĂȘncias Ação PedagĂłgica Conhecimento Profissional

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