Browsing by Issue Date, starting with "2014-05-27"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Conta-me um conto, conta...Publication . Silva, Vera; Duarte, Joana
- A prática pedagógica. Da participação à formação de competênciasPublication . Santos, Ângela; Nogueira, Rosa
- Ser professor: Uma teia de competênciasPublication . Duarte, Marco; Nogueira, RosaO presente relatório insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) e decorre de uma experiência vivenciada num 1° Ano do 1° Ciclo do Ensino Básico, numa escola pública da localidade da Abrunheira, Sintra. O estudo, suportado por uma metodologia mista (numa aliança entre a investigação qualitativa e a quantitativa) é o resultado de uma investigação que se desenvolveu através da análise dos questionários, entregues aos docentes do 1° Ciclo do Ensino Básico, de um Agrupamento de Escolas, do concelho de Sintra e, que teve como alicerce a obra de Philippe Perrenoud (2000), bem como a experiência vivida ao longo de um estágio curricular, resultando deste estágio o registo de diversos diários, que serviram de suporte à referida investigação. Desta forma, este estudo visou compreender e identificar quais as competências que os professores do 1 ° Ciclo do Ensino Básico julgam essenciais ao seu papel enquanto profissionais de educação, justificando assim a construção de duas questões basilares: - Quais as competências que o grupo de professores do 1° Ciclo do Ensino Básico julgam essenciais ao seu papel como profissionais de educação e como as hierarquizam; - Que competências são evidenciadas no quotidiano de uma sala de aula do 1° Ano do Ensino Básico. Esta investigação demonstrou que com a evolução do percurso da profissão docente, os professores, atualmente, veem-se envolvidos num novo papel, onde lhes é pedido que sustentem a sua função enquanto profissionais, na emergência de uma prática apoiada na cooperação de pares e, para tal, concorre a noção de competência, assim como a sua importância para esta profissão. Os resultados deste estudo revelaram a perceção das diversas competências que os professores enunciaram como essenciais ao desempenho da sua profissão, competências estas como "Organizar e dirigir situações de aprendizagem", "Envolver os alunos nas suas aprendizagens e no seu trabalho" e "Administrar a progressão das aprendizagens". No entanto, ao longo do estudo foi revelado ainda que os docentes apresentam alguma ambiguidade entre as competências que julgam essenciais ao exercício da sua profissão e aquelas que são observáveis na sua prática.
- Brincar com a matemáticaPublication . Carvalho, Lénia; Ribeiro, Maria
- Measurement of the parity-violating asymmetry parameter $\alpha_b$ and the helicity amplitudes for the decay $\Lambda_b^0\to J/\psi+\Lambda^0$ with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2898 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Do Valle Wemans, André; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Marques, Carlos; Onofre, António; Palma, Alberto; Pedro, Rute; Pina, João Antonio; Pinto, Belmiro; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutA measurement of the parity-violating decay asymmetry parameter, alpha_b, and the helicity amplitudes for the decay Lambda_b->J/psi(mu mu)+Lambda(p pi) is reported. The analysis is based on 1400 Lambda_b and anti-Lambda_b baryons selected in 4.6/fb of proton-proton collision data with a center-of-mass energy of 7 TeV recorded by the ATLAS experiment at the LHC. By combining the Lambda_b and anti-Lambda_b samples under the assumption of CP conservation, the value of alpha_b is measured to be 0.30+/-0.16(stat)+/-0.06(syst). This measurement provides a test of theoretical models based on perturbative QCD or heavy-quark effective theory.