Repository logo
 
Publication

Brincar "é coisa boa": a voz de crianças em idade pré-escolar

dc.contributor.advisorCoelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
dc.contributor.authorRodrigues, Maria José de Oliveira
dc.date.accessioned2017-11-21T15:05:12Z
dc.date.available2017-11-21T15:05:12Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractAo longo do tempo o brincar tem vindo a ser considerado o modo característico de comportamento da criança. Embora sejam aceites os discursos construídos pelos adultos sobre o ato de brincar sabemos que estes nem sempre coincidem com os discursos das crianças, tendo sido realizada pouca investigação, em Portugal, relacionada com o modo como as crianças compreendem este ato. O presente trabalho centrou-se na indagação das perspetivas das crianças acerca do brincar, recorrendo-se a uma abordagem qualitativa designada de Abordagem de Mosaico (Clark, 2005, 2007, 2010; Clark & Moss, 2001, 2011; Clark & Statham, 2005). Partiu-se, assim, do pressuposto de que as crianças são detentoras de competência, capazes de compreender, descrever, analisar e responder a aspetos relacionados com as suas experiências. Porque se acredita que a criança é capaz de pensar e expressar o seu pensamento, capaz de demonstrar uma perspetiva única nos assuntos com ela relacionados, o presente trabalho tem por objetivo compreender, através da documentação produzida por crianças integradas num contexto de educação pré-escolar, as suas perspetivas sobre o ato de brincar, por conseguinte, compreender os significados que lhe atribuem. Os resultados obtidos, a partir das documentações das crianças, permitem chegar à conclusão de que estas compreendem o brincar como o desenvolvimento de ações em que se interage com alguém (atividade social), em que são utilizados objetos e também, a ações que lhes conferem prazer e, portanto, desencadeiam uma necessidade de realização, porque proporcionam bem-estar e lhes dão agência. Também, através da análise, é possível depreender que as atividades dirigidas pelos adultos do jardim-de-infância são entendidas pelas crianças como trabalho, sendo enfatizada a ideia de que eles raramente brincam ou que não brincam, efetivamente, com as criançaspt_PT
dc.identifier.tid201742497pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/19452
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectAbordagem Mosaicopt_PT
dc.subjectPerspetivas das Criançaspt_PT
dc.titleBrincar "é coisa boa": a voz de crianças em idade pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MARIA_JOSE_RODRIGUES.pdf
Size:
2.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: