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Authors
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Abstract(s)
O presente estudo teve como objetivo analisar a relação do lúdico como facilitador das aprendizagens na sala de aula. A fim de alcançarmos estes objetivos e obtermos as informações e dados necessários, foram utilizados, um questionário semi - estruturado, que foram aplicados a encarregados de educação das crianças da valência de Educação Pré-escolar e uma entrevista a educadoras da mesma valência.
Com a análise dos dados obtidos verificámos que o Lúdico é um instrumento indispensável na aprendizagem, no desenvolvimento e na vida das crianças.
Os jogos que se utilizam, o tipo de brincadeiras usadas, os materiais utilizados, assim como a sua funcionalidade influenciam o desenvolvimento das crianças, na medida em que servem de meios facilitadores para as aprendizagens de novos conteúdos, sem estes sentirem a responsabilidade e a obrigação de o estarem a fazer.
A partir do referido conclui-se que a maioria dos educadores auferem conhecimento sobre o tema, porém existe a necessidade nas salas do Jardim de Infância de uma maior conscientização no sentido de desmistificar o papel do “brincar”, que não é apenas um mero divertimento, mas sim objeto de imensa influência na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças.
Description
Dissertação de mestrado na especialidade Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, orientada por Maria do Céu Lopes da Silva André, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2012.
Keywords
Jardim de infância Ludicidade Jogo Brinquedos Aprendizagem
Citation
Brito, A. I. (2012). A ludicidade no jardim de infância: estudo a apresentar no relatório final. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politecnico de Beja, Escola Superior de Educação.