Publication
Os contributos da neurociência para a educação no 1º ciclo do ensino básico
| dc.contributor.advisor | Borges, Isabel Cristina Neves, 1970- | |
| dc.contributor.author | Rebouças, Ericka Nogueira | |
| dc.date.accessioned | 2024-05-24T13:29:18Z | |
| dc.date.available | 2024-05-24T13:29:18Z | |
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.description.abstract | Este estudo pretendeu compreender qual o nível de conhecimento e qual o contributo das neurociências para os processos de aprendizagem, junto de professores de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e de pais/encarregados de educação, de alunos com Necessidades Educativas Específicas (NEE). Neste sentido, pretende-se aferir de que forma os professores e os pais/encarregados de educação podem adquirir as competências necessárias para aplicar esses conhecimentos na prática, de modo a promover contextos familiares e ambientes educativos mais inclusivos e eficazes no suporte às aprendizagens. Os professores que participaram no estudo reconhecem a influência significativa da motivação na participação e no desempenho dos alunos em sala de aula. Evidenciam que as estratégias como a definição de metas específicas, a aplicação prática do conteúdo, o uso de reforço positivo e a promoção de um ambiente de sala de aula positivo são fatores-chave para aumentar a motivação dos alunos. Além disso, a qualidade da relação entre professor e aluno e o reconhecimento do esforço e desempenho dos alunos também desempenham um papel fundamental. Os pais e encarregados de educação reconhecem importância da neurociência nos processos de aprendizagem dos filhos. Demonstraram interesse em aprender mais sobre o assunto, destacando que o conhecimento da neurociência pode ser benéfico no apoio ao desenvolvimento acadêmico e emocional de seus filhos. Será fundamental promover a formação contínua de professores no domínio das neurociências, atendendo que estas podem potenciar estratégias de ensino mais eficazes e promover ambientes educativos mais inclusivos e, junto dos pais/encarregados de educação será pertinente promover conhecimentos sobre estratégias baseadas nos princípios das neurociências que colaborem para suportes mais eficazes nas aprendizagens dos seus filhos. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203600045 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/50920 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Neurociência | pt_PT |
| dc.subject | Neuroeducação | pt_PT |
| dc.subject | Educação Especial | pt_PT |
| dc.subject | Motivação | pt_PT |
| dc.subject | Estratégias | pt_PT |
| dc.title | Os contributos da neurociência para a educação no 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial | pt_PT |
