Repository logo
 
Publication

As artes performativas e a motivação dos estudantes para os desempenhos académicos: perspetivas teóricas e práticas

dc.contributor.authorVasconcelos, António Ângelo
dc.date.accessioned2022-05-23T14:26:49Z
dc.date.available2022-05-23T14:26:49Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractÀs diferentes transformações sociais, culturais e identitárias no contexto da sociedade portuguesa contemporânea nem sempre as políticas escolares têm conseguido encontrar respostas que contribuam para um relacionamento substantivo das crianças e dos jovens com os saberes e conhecimentos. A segmentação, a externalidade e a escolarização dos saberes e conhecimentos assim como o seu desfasamento em relação às expectativas e saberes experienciais de que os estudantes são portadores são elementos que dificultam a construção de outros sentidos e de pertenças. Por outro lado, as artes são objecto de grande fascínio nas culturas da juventude. Para além do fascínio, as artes em geral e as artes performativas em particular, apelando, por um lado, a diferentes tipos de técnicas, criatividades, mundos e emocionalidades e, por outro, ao aliarem e trabalharem com dimensões algumas delas aparentemente paradoxais, como por exemplo, ordem e desordem, cognitivo e emocional, avaliar e ser avaliado, rigor e disciplina, conhecido e desconhecido, afiguram se como elementos estratégicos possibilitadores de reconfigurações identitárias que incrementem as relações com os saberes e os desempenhos de natureza académica. Neste contexto, esta reflexão de natureza teórica procura responder à questão: de que modos é que as artes performativas podem potenciar um trabalho de inclusão social e cultural incrementando a motivação e o envolvimento com diferentes áreas de saber e com a escola? E vou procurar responder a esta questão através de três conjuntos de ideias: “as artes performativas como um território ambíguo e paradoxal”; “as artes performativas na confluência e na convivialidade entre diferentes mundos” e “a centralidade das artes performativas assenta na criação do que não se conhece, do que não existe”.pt_PT
dc.description.abstractThe different social, cultural and identity transformations in the context of contemporary Portuguese society school policies have not always been able to find answers to contribute to a substantive relationship of children and young people with knowledge and expertise. Segmentation, externality and the schooling of knowledge and expertise as well as its lag in relation to expectations and experiential knowledge that students are carriers are elements that difficult the construction of other senses and belongings. On the other hand, the arts are one subject of great fascination in youth cultures. Besides the fascination, the arts in general and the performing arts in particular, calling, on the one hand, the different types of techniques, creativity, worlds and emotionality and, secondly, to ally themselves and work with dimensions some of them seemingly paradoxical, as for example, order and disorder, cognitive and emotional, evaluate and be evaluated, rigor and discipline, known and unknown, it appears as enablers strategic elements of identity reconfigurations that increase relations with the knowledge and performance of an academic nature. In this context, this paper, starting from the theoretical and empirical material analysis, seeks to answer the question: in what ways is that the performing arts can enhance a social and cultural inclusion work increasing the motivation and involvement with different areas to knowledge and the school? And I will try to answer this question through three sets of ideas: “the performing arts is as an ambiguous and paradoxical territory”; “the performing arts are at the confluence and conviviality between different worlds” and “the centrality of performing arts based on the creation of what is not known.”pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVasconcelos, A. A. (2016). As artes performativas e a motivação dos estudantes para os desempenhos académicos: Perspetivas teóricas e práticas. In F. H. Veiga, A. Pereira, C. Carvalho, F. Goulão, F. Marinha, I. Oliveira, L. Faria, M. C. Taveira, S. Bahia, A. S. Raposo, & S. N. Caldeira (Eds.), Atas do II congresso internacional envolvimento dos alunos na escola: Perspetivas da psicologia e educação: Motivação para o desempenho académico (pp. 475-487). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8753-35-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40688
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.subjectArtes performativaspt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectEnvolvimentopt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectPerforming artspt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectEngagementpt_PT
dc.subjectArtistic educationpt_PT
dc.titleAs artes performativas e a motivação dos estudantes para os desempenhos académicos: perspetivas teóricas e práticaspt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage487pt_PT
oaire.citation.startPage475pt_PT
oaire.citation.titleAtas do II congresso internacional envolvimento dos alunos na escola: Perspetivas da psicologia e educação: Motivação para o desempenho académicopt_PT
person.familyNameVasconcelos
person.givenNameAntónio Ângelo
person.identifier.ciencia-id761F-81B8-2707
person.identifier.orcid0000-0002-1888-310X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationae208b11-1c4c-477e-9297-bbc4ed62c8ff
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryae208b11-1c4c-477e-9297-bbc4ed62c8ff

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
As artes performativas e a motivação dos estudantes... académicos - pp. 475-487.pdf
Size:
7.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format