Repository logo
 
Publication

Importância do teatro na inclusão: promoção das interacções sociais num grupo de alunos com dois elementos com necessidades educativas especiais

dc.contributor.advisorNeves, Paula Maria Mendes da Costa, 1961-
dc.contributor.authorFerreira, Telmo Alexandre da Silva
dc.date.accessioned2019-03-20T10:35:26Z
dc.date.available2019-03-20T10:35:26Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractVários estudos (Moreira, 2014; Ray, 1985), evidenciaram que os alunos que apresentam caraterísticas físicas notórias da sua diferença, possuem níveis maiores de rejeição pelos pares que os seus colegas que, embora também necessitem de apoio especializado à aprendizagem não evidenciam essas diferenças físicas, pelo que os primeiros devem ser alvo de maior atenção por parte da escola. Estudos realizados com o público específico das crianças que necessitam de apoio especializado na educação (Carter Feldman, Asmus, & Brock, 2015; De la Cruz, 1998; Guimarães, 2012; Jindal-Snape & Vettraino, 2007), mostraram que o Teatro potenciou não só a quantidade das suas interações com os pares como também promoveu a aquisição de mais competências sociais, tornando os participantes mais capazes de interagir e participar em conversas com os seus pares. Fazendo-se recurso de técnicas teatrais (Expressão Dramática e Teatro do oprimido), pretendeu-se promover a integração social de dois 2 alunos, que apresentam diferenças físicas visíveis características de alterações congénitas (Síndrome fetal alcoólico) ou genéticas (trissomia 21) numa turma de 10 alunos com idades compreendidas entre os 13 e 16 anos. A intervenção foi feita em 6 sessões de 90 minutos, dividas por 2 meses. A recolha de dados foi feita em dois momentos pré e pós intervenção, tendo em vista avaliar a proximidade física entre alunos, o volume e qualidade de interações assim como a hétero imagem do desempenho e posicionamento sociométrico. Os instrumentos utilizados foram a observação não-participante, questionário e teste sociométrico. Verificou-se que o Teatro aumentou a proximidade física entre alunos, o número de interações e melhorou significativamente a qualidade de interações.pt_PT
dc.identifier.tid202184510pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/28090
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTeatropt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.subjectTeatro na Promoção de Interaçõespt_PT
dc.subjectInclusão Pela Artept_PT
dc.titleImportância do teatro na inclusão: promoção das interacções sociais num grupo de alunos com dois elementos com necessidades educativas especiaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TELMO_FERREIRA.pdf
Size:
1.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: