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Advisor(s)
Abstract(s)
Vários estudos (Moreira, 2014; Ray, 1985), evidenciaram que os alunos que apresentam caraterísticas físicas notórias da sua diferença, possuem níveis maiores de rejeição pelos pares que os seus colegas que, embora também necessitem de apoio especializado à aprendizagem não evidenciam essas diferenças físicas, pelo que os primeiros devem ser alvo de maior atenção por parte da escola.
Estudos realizados com o público específico das crianças que necessitam de apoio especializado na educação (Carter Feldman, Asmus, & Brock, 2015; De la Cruz, 1998; Guimarães, 2012; Jindal-Snape & Vettraino, 2007), mostraram que o Teatro potenciou não só a quantidade das suas interações com os pares como também promoveu a aquisição de mais competências sociais, tornando os participantes mais capazes de interagir e participar em conversas com os seus pares.
Fazendo-se recurso de técnicas teatrais (Expressão Dramática e Teatro do oprimido), pretendeu-se promover a integração social de dois 2 alunos, que apresentam diferenças físicas visíveis características de alterações congénitas (Síndrome fetal alcoólico) ou genéticas (trissomia 21) numa turma de 10 alunos com idades compreendidas entre os 13 e 16 anos.
A intervenção foi feita em 6 sessões de 90 minutos, dividas por 2 meses. A recolha de dados foi feita em dois momentos pré e pós intervenção, tendo em vista avaliar a proximidade física entre alunos, o volume e qualidade de interações assim como a hétero imagem do desempenho e posicionamento sociométrico. Os instrumentos utilizados foram a observação não-participante, questionário e teste sociométrico.
Verificou-se que o Teatro aumentou a proximidade física entre alunos, o número de interações e melhorou significativamente a qualidade de interações.
Description
Keywords
Teatro Educação Especial Teatro na Promoção de Interações Inclusão Pela Arte