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Lacuna entre a intenção de compra-comportamento na indústria da moda sustentável

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorBúrcio, Carlos
dc.contributor.authorFrancisco, Alexandra Martins
dc.date.accessioned2023-02-01T15:07:48Z
dc.date.available2023-02-01T15:07:48Z
dc.date.issued2022-06-27
dc.description.abstractNos dias que correm, os problemas ambientais têm ganho destaque no quotidiano da população mundial. A par destes problemas, surgem as questões da sustentabilidade, com igual destaque, tendo o intuito de os suprimir. A indústria da moda tem sido caracterizada pela alta rotatividade de coleções e um ciclo de vida dos produtos reduzido, fazendo esses produtos parte de produções fast fashion. Em contrapartida, surge um outro conceito, denominado slow fashion, que centra a sua preocupação numa produção consciente, que respeita tanto o ser humano como o ambiente, em todas as suas etapas. Deste modo, os consumidores mostram-se preocupados com as questões ambientais e, por isso, têm a intenção de comprar produtos de moda sustentáveis. Contudo, essa intenção nem sempre se traduz em comportamento real, criando, portanto, uma lacuna entre ambos. Esta lacuna justifica-se através de variáveis como a imagem e o preço, as mesmas que moderam esta relação. Esta investigação foi suportada por um questionário fechado, respondido corretamente por 226 inquiridos. Os resultados sugeriram que o comportamento de compra é influenciado pela intenção de compra. Contudo, a imagem provou ser uma moderadora entre a intenção e o comportamento, negativamente. Já o preço, mostrou ter o efeito inverso na relação entre as principais variáveis estudadas.pt_PT
dc.description.abstractNowadays, environmental problems have gained prominence in the daily lives of the world's population. Alongside these problems, sustainability issues arise with equal prominence, with the intention of suppressing them. The fashion industry has been characterized by a high turnover of collections and a short product life cycle, making these products part of fast fashion productions. On the other hand, another concept emerges, called slow fashion, which focuses its concern on a conscious production that respects both the human being and the environment, in all its stages. In this way, consumers show concern about environmental issues and, therefore, have the intention to buy sustainable fashion products. However, this intention does not always translate into actual behavior, thus creating a gap between the two. This gap is justified through variables such as image and price, the same ones that moderate this relationship. This research was supported by a closed-ended questionnaire and was answered correctly by 226 respondents. The results suggested that purchase behavior is influenced by purchase intention. However, image proved to be a moderator between intention and behavior, negatively. Price proved to have the opposite effect on the relationship between the main variables studied.pt_PT
dc.identifier.tid203203160pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/43519
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectIntenção de comprapt_PT
dc.subjectComportamento de comprapt_PT
dc.subjectFast Fashionpt_PT
dc.subjectSlow Fashionpt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectModapt_PT
dc.titleLacuna entre a intenção de compra-comportamento na indústria da moda sustentávelpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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