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Authors
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Abstract(s)
O teletrabalho tem sido adotado mais frequentemente nas organizações portuguesas,
especialmente após a recente crise pandémica do vírus da COVID-19. Neste contexto,
compreender como a inteligência emocional influencia a relação entre a perceção do
teletrabalho, o desempenho e o stress torna-se fulcral. A presente dissertação teve como
objetivo explorar o papel da inteligência emocional na relação entre a perceção do
teletrabalho, o desempenho e o stress. Para responder aos objetivos, recorreu-se a um
estudo quantitativo de carácter correlacional. Para tal, aplicou-se um inquérito por
questionário a 1055 participantes que trabalham ou já trabalharam em contexto de
teletrabalho. Os resultados revelaram que a perceção do teletrabalho influenciou
positivamente o desempenho e os níveis de stress dos teletrabalhadores. A inteligência
emocional não moderou a relação entre a perceção do teletrabalho e o desempenho, mas
moderou a relação entre a perceção do teletrabalho e o stress. Os resultados contribuem
para uma melhor compreensão do papel da inteligência emocional na relação entre a
perceção do teletrabalho, o desempenho e o stress e destacam a importância de
desenvolver e promover a inteligência emocional como parte integrante das estratégias
de gestão de teletrabalho, visando melhorar o bem-estar dos colaboradores e o seu
desempenho em teletrabalho.
Description
Keywords
Iinteligência emocional Perceção Teletrabalho Desempenho Stress