Publication
Formulação de problemas, envolvendo educação financeira, por alunos do 1.º CEB
dc.contributor.author | Santos, Rita Susana Morgado dos | |
dc.contributor.author | Santiago, A. | |
dc.contributor.author | Cruz, Catarina | |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T14:31:51Z | |
dc.date.available | 2023-10-18T14:31:51Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Este texto pretende relatar parte de uma investigação desenvolvida por uma professora estagiária, envolvendo alunos do 3.º ano do 1.º CEB, que visava promover a formulação e resolução de problemas em contextos de Educação Financeira. A formulação de problemas permite ao aluno desenvolver aprendizagens significativas, o raciocínio matemático, a comunicação e estabelecer conexões internas e externas à Matemática, potenciando, simultaneamente, a resolução de problemas. AEducação Financeira promove nos alunos uma relação saudável, equilibrada e responsável com o dinheiro, revelando-se um contexto promissor na criação de situações problemáticas. Considerando a pertinência de desenvolver nos alunos capacidades para formular e resolver problemas com contextos significativos, foi realizada uma investigação qualitativa, descritiva e interpretativa. Neste texto, será apresentada uma parte do estudo na qual a formulação de problemas pelos alunos foi motivada por um folheto de supermercado criado para o efeito. Os resultados apontam para a formulação de diversos tipos de problemas, envolvendo conhecimentos matemáticos de diferentes domínios em articulação com a Educação Financeira. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47340 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra | pt_PT |
dc.subject | Formação Inicial de Professores | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Formulação de Problemas | pt_PT |
dc.subject | 1.º CEB | pt_PT |
dc.subject | Educação Financeira | pt_PT |
dc.subject | Initial Teacher Training | pt_PT |
dc.subject | Mathematics | pt_PT |
dc.subject | Problem Posing | pt_PT |
dc.subject | Primary School | pt_PT |
dc.subject | Financial Education | pt_PT |
dc.title | Formulação de problemas, envolvendo educação financeira, por alunos do 1.º CEB | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Coimbra | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 269 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 252 | pt_PT |
oaire.citation.title | A escola em transformação | pt_PT |
person.familyName | Esteves Santiago | |
person.familyName | Cruz | |
person.givenName | Ana Elisa | |
person.givenName | Catarina | |
person.identifier.ciencia-id | B313-9F4D-365A | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0411-6505 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57002391500 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 55006b1f-3c0f-40c4-8ac1-fdaeb33a0353 | |
relation.isAuthorOfPublication | eefe7d22-e56d-4cd9-8bd5-05c4d5b11748 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 55006b1f-3c0f-40c4-8ac1-fdaeb33a0353 |