Publication
Metodologias ativas: Metodologias ativas : aplicação em ensino experimental das ciências/EEC e aprendizagem baseada na resolução de problemas/ABRP: relatório final
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950- | |
dc.contributor.advisor | Rato, Virgílio José Monteiro, 1964- | |
dc.contributor.advisor | Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- | |
dc.contributor.advisor | Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- | |
dc.contributor.advisor | Xavier, Lola Geraldes, 1973- | |
dc.contributor.author | Lachado, Lina Sofia Brochado | |
dc.date.accessioned | 2016-04-18T14:28:22Z | |
dc.date.available | 2016-04-18T14:28:22Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Neste relatório final, pretende-se apresentar um percurso inicial de construção profissional, que foi terminado com a realização de um estágio no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico/C.E.B. O percurso é apresentado em três Capítulos: Capítulo I - Componente Investigativa; Capítulo II – Descrição da Prática e Experiências-Chave no 1.º C.E.B.; Capítulo III – Descrição da prática no 2.º C.E.B. Neste último e com fundamentação e reflexão, registaram-se as vivências nas áreas de Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. No Capítulo I, descreve-se um estudo da aplicação, no 3º ano do 1º C.E.B., de metodologias ativas: em Ensino Experimental das Ciências (EEC) e, posteriormente, em Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP). Envolveu também uma apresentação aos alunos do 2º ano, avaliados. Em toda a investigação aplicou-se a resolução de problemas. Foi fácil de incrementar o ensino e a aprendizagem em EEC. A metodologia ABRP tornou-se mais exigente mas acessível. Os dados parecem indicar que esta metodologia foi eficaz e eficiente. Este método parece mostrar um impacte positivo na aprendizagem do Estudo do Meio. O trabalho realizou-se em equipa, aberta a novas experiências e com alunos desafiantes. Conseguiu-se melhorar a experiência dos alunos em trabalho de grupo. No Capítulo II realçam-se, como experiências mais relevantes, “motivar para a leitura” e “atividade prática em Ciências”. No Capítulo III relevo: a experiência do texto dramático, a exploração de tarefas matemáticas, a utilização das lendas e a aplicação do peixe, em forma de puzzle. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201334704 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/13211 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino das Ciências | pt_PT |
dc.subject | Métodos Ativos | pt_PT |
dc.subject | Resolução de Problemas | pt_PT |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Práticas Educativas | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 2º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 1º Ciclo | pt_PT |
dc.title | Metodologias ativas: Metodologias ativas : aplicação em ensino experimental das ciências/EEC e aprendizagem baseada na resolução de problemas/ABRP: relatório final | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico |