Repository logo
 
Publication

Metodologias ativas: Metodologias ativas : aplicação em ensino experimental das ciências/EEC e aprendizagem baseada na resolução de problemas/ABRP: relatório final

dc.contributor.advisorAlbuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-
dc.contributor.advisorRato, Virgílio José Monteiro, 1964-
dc.contributor.advisorCosta, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
dc.contributor.advisorNeves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
dc.contributor.advisorXavier, Lola Geraldes, 1973-
dc.contributor.authorLachado, Lina Sofia Brochado
dc.date.accessioned2016-04-18T14:28:22Z
dc.date.available2016-04-18T14:28:22Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractNeste relatório final, pretende-se apresentar um percurso inicial de construção profissional, que foi terminado com a realização de um estágio no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico/C.E.B. O percurso é apresentado em três Capítulos: Capítulo I - Componente Investigativa; Capítulo II – Descrição da Prática e Experiências-Chave no 1.º C.E.B.; Capítulo III – Descrição da prática no 2.º C.E.B. Neste último e com fundamentação e reflexão, registaram-se as vivências nas áreas de Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. No Capítulo I, descreve-se um estudo da aplicação, no 3º ano do 1º C.E.B., de metodologias ativas: em Ensino Experimental das Ciências (EEC) e, posteriormente, em Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP). Envolveu também uma apresentação aos alunos do 2º ano, avaliados. Em toda a investigação aplicou-se a resolução de problemas. Foi fácil de incrementar o ensino e a aprendizagem em EEC. A metodologia ABRP tornou-se mais exigente mas acessível. Os dados parecem indicar que esta metodologia foi eficaz e eficiente. Este método parece mostrar um impacte positivo na aprendizagem do Estudo do Meio. O trabalho realizou-se em equipa, aberta a novas experiências e com alunos desafiantes. Conseguiu-se melhorar a experiência dos alunos em trabalho de grupo. No Capítulo II realçam-se, como experiências mais relevantes, “motivar para a leitura” e “atividade prática em Ciências”. No Capítulo III relevo: a experiência do texto dramático, a exploração de tarefas matemáticas, a utilização das lendas e a aplicação do peixe, em forma de puzzle.pt_PT
dc.identifier.tid201334704
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/13211
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino das Ciênciaspt_PT
dc.subjectMétodos Ativospt_PT
dc.subjectResolução de Problemaspt_PT
dc.subjectPrática Pedagógicapt_PT
dc.subjectPráticas Educativaspt_PT
dc.subjectEnsino Básico 2º Ciclopt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1º Ciclopt_PT
dc.titleMetodologias ativas: Metodologias ativas : aplicação em ensino experimental das ciências/EEC e aprendizagem baseada na resolução de problemas/ABRP: relatório finalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
LINA_LACHADO.pdf
Size:
2.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: