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Authors
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Abstract(s)
Devido à globalização, muitas empresas têm vindo a adotar estratégias que lhes
permitiram obter vantagens competitivas nos mercados internacionais, bem como
desenvolver novas formas de gestão através da criação de ideias, conhecimentos e
reinvenção de marcas, visando manter/elevar o prestígio das empresas face aos seus
concorrentes.
Este estudo visa compreender de que forma as empresas se direcionam para os mercados
externos com o objetivo de melhorar o seu desempenho e transformar marcas locais em
empresas com presença internacional ou atémesmo criar marcas globais. Através de uma
preparação estruturada e um planeamento objetivo para atingir os mercados
internacionais, as empresas tendem a desenvolver melhores oportunidades de negócio e
evoluir no mercado onde já estão inseridas de forma mais sólida.
Como tal, esta investigação visa analisar a forma como o branding atua enquanto
estratégia fundamental no processo de internacionalização através de uma pesquisa
qualitativa, por meio de um estudo de caso da empresa Embraer. A análise, por meio deste
estudo de caso e de uma investigação documental aprofundada, mostra de que forma o
branding contribui para o processo de internacionalização das empresas, através do caso
da Embraer, empresa de aviação brasileira que se internacionalizou através de estratégias
ligadas à marca.
Description
Keywords
Marca Branding Branding equity Internacionalização da marca Embraer