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Abstract(s)
A enfermagem é subentendida como o exercício do cuidar, deste modo é
necessário desenvolver estratégias que permitam conhecer o doente tendo em conta
a sua cultura e o seu modo de compreender o mundo, para poder oferecer ao mesmo
aquilo que ele necessita para alcançar o seu máximo de bem-estar.
O doente crítico passa por um conjunto de diferentes abordagens, face às suas
necessidades, desde que entra no serviço de urgência até ao internamento.
Estabelecer um cuidado centrado na pessoa requer um compromisso contínuo,
tendo sempre como objetivo, a melhoria dos cuidados prestados pela equipa de
Enfermagem, com vista ao bem-estar de todos os intervenientes no processo.
Este relatório pretende revelar o percurso desenvolvido na Unidade Curricular
Estágio com Relatório, no âmbito do Mestrado em Enfermagem na Área da Pessoa
em Situação Crítica, pela Escola Superior De Enfermagem De Lisboa, nomeadamente
os estágios realizados na unidade de cuidados intensivos e no serviço de urgência .
Para além do enquadramento teórico, onde consta a definição de conceitos
essenciais da temática, aborda os referenciais teóricos de Kristen Swanson – Teoria
do Cuidar e de Afaf Meleis – Teoria das Transições.
Relata, de um modo descritivo e fundamentado, a forma como foram adquiridas
as competências que o enfermeiro mestre e especialista requer, para prestar cuidados
integrados e de qualidade ao doente crítico.
Pretende, ainda, espelhar todo o percurso desenvolvido, dando ênfase às
ações planeadas e efetuadas nos locais de aprendizagem, mas também dando
destaque à Revisão Integrativa da Literatura e aos momentos de aprendizagem
externos.
Description
Keywords
Enfermagem de cuidados intensivos Bem-estar Cuidados de enfermagem
