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Abstract(s)
Atualmente, os mercados vivem uma época de constante mudança e de rápido crescimento,
devido não só à crise mundial em que se vive, como também ao desenvolvimento tecnológico
e à elevada concorrência entre as marcas. Desta forma, estas devem apostar em técnicas que
contribuam para o seu sucesso nos mercados, e para a relação com o consumidor. É exemplo,
a técnica do uso de experiências sensoriais nas marcas, que comunicam com o consumidor
através dos cinco sentidos humanos.
O presente estudo incidiu na potencialidade do uso da marca multissensorial no sector
vitivinícola, contribuindo para uma melhor consolidação da imagem das marcas de vinhos, e
para o sucesso destas no mercado atual. É com base na importância dos cinco sentidos, que se
desenvolveu um estudo metodológico misto, constituído por uma análise quantitativa da
perceção dos consumidores e/ou potenciais consumidores de vinho, e de uma análise
qualitativa baseada na perceção de trabalhadores no mercado dos vinhos.
O modelo de investigação permitiu constatar que a imagem da marca se relaciona com os
sentidos visual, auditivo, gustativo, olfativo e tátil, corroborando-se o investimento e a
qualidade da imagem da marca multissensorial no setor vitivinícola.
Description
Keywords
branding sensorial, cinco sentidos humanos, imagem da marca, marketing sensorial, setor vitivinícola
