Publication
Para além da dicotomia educar/cuidar: sentidos e significados da intervenção no contexto de creche
dc.contributor.author | Correia, Isabel Tomázio | |
dc.date.accessioned | 2022-06-14T14:55:22Z | |
dc.date.available | 2022-06-14T14:55:22Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Nesta comunicação apresenta-se um estudo que tem por objetivo com preender os sentidos e significados que as educadoras de infância atribuem às suas práticas pedagógicas no contexto de creche, bem como a(s) forma(s) como pensam a educação nesta valência e como se veem a si próprias enquanto edu cadoras no atendimento de crianças dos zero aos três anos. Para conseguirmos esse entendimento procurámos aceder ao conhecimento de alguns traços das suas trajetórias pessoais e profissionais e dos contextos onde atuam. Do ponto de vista metodológico, o estudo inscreve-se num paradigma de natureza quali tativa e interpretativa com características de estudo de caso múltiplo. A incursão empírica realizou-se em três estabelecimentos educativos (rede privada e social), com a participação de seis educadoras de infância. Para a recolha da informação recorremos a observações, pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas individuais e coletiva (focus group). A análise interpretativa da informação re colhida permitiu compreender que as educadoras de infância procuram atribuir à educação das crianças em contexto de creche uma especificidade teoricamente fundamentada, o que efetivam através da afirmação de uma intencionalidade da ação educativa e da procura permanente de construção de um discurso educacio nal, no sentido de ultrapassar a visão assistencialista da intervenção que tende a prevalecer. Tais processos são consubstanciados por interações humanas, através de uma intervenção revestida de sentido ético, afetividade, responsabilidade e respeito pelas crianças, famílias e equipas educativas. Atuam como facilitadoras das trocas sociais entre adultos e crianças, multiplicando-se em funções, pelo que têm necessidade de recorrer a diferentes domínios do saber. A valorização dos saberes construídos num diálogo permanente com a situação real, a cons trução de uma pedagogia articulada entre as equipas educativas e as famílias, a inovação na divulgação das práticas pedagógicas conduzem a traços identitários destas educadoras e singularizam a sua identidade profissional. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Correia, I. T. (2019). Para além da dicotomia educar/cuidar: Sentidos e significados da intervenção no contexto de creche. In A. N. Mendes, & G. Portugal (Orgs.), Educação, culturas e cidadania das crianças: Livro de Atas do IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação (pp. 283-300). Universidade de Aveiro. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8753-59-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/41060 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Aveiro | pt_PT |
dc.subject | Creche | pt_PT |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_PT |
dc.subject | Educadoras de Infância | pt_PT |
dc.subject | Identidade profissional | pt_PT |
dc.title | Para além da dicotomia educar/cuidar: sentidos e significados da intervenção no contexto de creche | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Aveiro | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 300 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 283 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação, culturas e cidadania das crianças: Livro de Atas do IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Para além da dicotomia educar-cuidar - PP. 283-300.pdf
- Size:
- 6.1 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format