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Transferência da formação para o exercício profissional dos enfermeiros

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Abstract(s)

Pretendeu-se com este estudo perceber quais os fatores da transferência de formação que mais impacto tiveram no desempenho profissional dos enfermeiros. Avaliar os fatores da transferência de aprendizagens do contexto formativo para o contexto das práticas é a forma mais eficiente de poder aumentar a transferência da formação. A investigação foi do tipo quantitativa, realizado num Hospital da Região de Lisboa e Vale do Tejo, sendo a amostra constituída por 78 enfermeiros. Foi utilizado, como instrumento de colheita de dados, o questionário Learning Transfer System Inventory de Holton e colaboradores (2002), que foi dividido em duas partes. A primeira parte que permitiu caraterizar a amostra do ponto de vista sociodemográfico e profissional, e a segunda parte que permitiu operacionalizar os fatores da transferência da formação através de um construto específico. Para o tratamento dos dados foi utilizado o programa informático SPSS Statistics 20. Foi aplicado o instrumento de colheita de dados a enfermeiros que frequentaram uma ação de formação sobre Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem há pelo menos seis meses. Os resultados desta investigação mostram a importância da conceção da formação, das características individuais e do ambiente de trabalho na transferência da formação. Evidenciando também que a transferência de formação está fortemente relacionada com alguns fatores que a podem facilitar ou inibir, como é o caso dos seguintes fatores; o suporte dos pares, o design de transferência, as expetativas de desempenho e de resultados e a resistência/abertura à mudança, as sansões do supervisor e o feedback de desempenho. As limitações principais deste estudo estão relacionadas com o facto de, a amostra utilizada ser de conveniência, o estudo ser descritivo-correlacional, não ter sido possível aplicar o instrumento de colheita de dados em dois momentos distintos e não se terem encontrado nenhuns estudos realizados em Portugal, na área da saúde, sobre a transferência de aprendizagens do contexto formativo para a prática profissional.

Description

Mestrado, Gestão em Enfermagem, 2014, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Keywords

Motivação Ambiente de trabalho

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[s.n.]

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