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Authors
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Abstract(s)
Face às transformações societais contemporâneas com impacto nas
escolas, as instituições de formação de professores enfrentam novos
desafios na preparação dos futuros profissionais de ensino. O regime
jurídico de habilitação profissional para a docência na educação pré-
-escolar e nos ensinos básico e secundário (Decreto-Lei n.º 79/2014,
de 14 de maio) consubstancia-se e é regulado pelo perfil geral de desempenho
dos educadores e professores em Portugal (Decreto-Lei n.º
240/2001 de 30 de agosto). Procura-se, neste artigo, ler o atual Perfil
Geral de Desempenho à luz de um conjunto de referentes de competência
profissional, construídos a partir das exigências educacionais da
atualidade que, por sua vez, se fundamentam num conjunto de fatores
societais de mudança, também eles aqui explicitados. Conclui-se pela
análise do normativo legislativo (Perfil Geral de Desempenho dos
Educadores e Professores em Portugal) que ele não reflete diretamente
nem de forma clara algumas das transformações societais atuais.
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Keywords
transformações societais exigências educacionais novos referentes de competência em docência
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Imprensa da Universidade de Coimbra