Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Reconstruir o quadro de competências profissionais em docência

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Face às transformações societais contemporâneas com impacto nas escolas, as instituições de formação de professores enfrentam novos desafios na preparação dos futuros profissionais de ensino. O regime jurídico de habilitação profissional para a docência na educação pré- -escolar e nos ensinos básico e secundário (Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio) consubstancia-se e é regulado pelo perfil geral de desempenho dos educadores e professores em Portugal (Decreto-Lei n.º 240/2001 de 30 de agosto). Procura-se, neste artigo, ler o atual Perfil Geral de Desempenho à luz de um conjunto de referentes de competência profissional, construídos a partir das exigências educacionais da atualidade que, por sua vez, se fundamentam num conjunto de fatores societais de mudança, também eles aqui explicitados. Conclui-se pela análise do normativo legislativo (Perfil Geral de Desempenho dos Educadores e Professores em Portugal) que ele não reflete diretamente nem de forma clara algumas das transformações societais atuais.

Description

Keywords

transformações societais exigências educacionais novos referentes de competência em docência

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Imprensa da Universidade de Coimbra

CC License

Altmetrics