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REDES SOCIAIS E APRENDIZAGEM DA LINGUA INGLESA: Desafios e Possibilidades como Componente Curricular no Munícipio de Presidente Sarney – Maranhão – Brasil

dc.contributor.authorMachado, Josevandro Carvalho
dc.date.accessioned2025-12-11T09:40:28Z
dc.date.available2025-12-11T09:40:28Z
dc.date.issued2025-10-21
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo geral analisar os desafios, possibilidades e contribuições das redes sociais digitais no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa entre estudantes do ensino fundamental – anos finais – no município de Presidente Sarney, Maranhão. Com abordagem metodológica mista, o estudo articulou pesquisa qualitativa e quantitativa, envolvendo entrevistas com oito gestores escolares (diretores e coordenadores), dez professores de língua inglesa e a aplicação de questionários com 153 alunos. A triangulação dos dados possibilitou a compreensão aprofundada das percepções, práticas e obstáculos relacionados ao uso pedagógico das redes sociais no contexto investigado. Os resultados evidenciaram que, apesar de limitações estruturais, como a precariedade da infraestrutura tecnológica e a desigualdade de acesso à internet, professores e gestores reconhecem as redes sociais como ferramentas potencialmente eficazes para motivar os alunos e diversificar estratégias de ensino. Entre os principais recursos utilizados, destacam-se o WhatsApp e o YouTube, empregados majoritariamente para compartilhamento de conteúdos e atividades complementares. No entanto, constatou-se que essas práticas ainda se configuram como ações pontuais, marcadas pela ausência de planejamento didático sistemático e de políticas institucionais que orientem a integração das mídias digitais ao currículo. Os professores relataram desafios recorrentes, incluindo a falta de formação continuada específica, resistência cultural ao uso de tecnologias e dificuldade de articular o conhecimento científico sobre ensino de línguas com práticas inovadoras. Por outro lado, a maioria dos estudantes demonstrou interesse e motivação ao utilizar redes sociais no processo de aprendizagem, apontando maior facilidade na compreensão de conteúdos e desenvolvimento de habilidades comunicativas. O estudo conclui que as redes sociais podem aproximar os conteúdos escolares do repertório cultural e digital dos estudantes, favorecendo o engajamento e o protagonismo. Todavia, seu potencial pedagógico pleno depende de investimentos estruturais, formação docente continuada e elaboração de projetos pedagógicos planejados e contextualizados. Recomenda-se o desenvolvimento de políticas públicas de inclusão digital, a produção de materiais didáticos adaptados à realidade local e a implementação de estratégias que promovam o uso crítico, criativo e emancipador das tecnologias no ensino da língua inglesa.por
dc.identifier.tid204079365
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/60307
dc.language.isopor
dc.peerreviewedn/a
dc.rights.uriN/A
dc.subjectensino
dc.subjecttecnologias
dc.subjectcurriculo
dc.subjectlingua estrangeira
dc.titleREDES SOCIAIS E APRENDIZAGEM DA LINGUA INGLESA: Desafios e Possibilidades como Componente Curricular no Munícipio de Presidente Sarney – Maranhão – Brasilpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43

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