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Disrupção nos Serviços Financeiros: Geração Y versus Z Portuguesa e Angolana

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A segunda década do século XXI assistiu à emergência de empresas financeiras tecnológicas (Fintech), caracterizadas por um novo modelo de investimento e de negócio: oferecem serviços focados nos consumidores, suportadas em plataformas digitais e privilegiam a análise de risco algorítmica. Uma nova onda tecnológica, disruptiva, assente na inovação digital em equipamentos de telecomunicações móveis, eleva a um novo patamar as possibilidades de criação de um sistema financeiro mais inclusivo e direcionado às necessidades dos consumidores, mas também, gera novos desafios para às autoridades de supervisão. Assim, e tendo como premissa os desafios da inovação tecnológica nos serviços financeiros, e que as organizações criadoras de produtos ou serviços disruptivos procuram dar resposta às necessidades por satisfazer dos consumidores, este trabalho analisa o aparecimento e desenvolvimento das Fintechs e como os seus produtos e serviços são utilizados e valorizados pela Geração Y (Millennials) e Geração Z (Nativos Digitais) portuguesa e angolana. O levantamento de dados foi realizado através de questionário estruturado com dezasseis questões, fechadas e de carácter obrigatório, disponibilizado em plataforma digital difundido através de e-mails. Foram rececionados e validados 148 questionários, os quais foram alvo de tratamento estatístico com recurso ao Programa de Excel da Microsoft. O grau de desconhecimento sobre as Fintechs e sobre o seu impacto no sector bancário, a que acresce a não representatividade da amostra, representa uma limitação à presente investigação. Um mundo de relações suportadas em serviços baseados em dados requer novas formas de negociação, particularmente tendo em conta a velocidade com que a inovação e a disrupção despontam. Tais relações estão longe de serem simples. Exigem investimentos significativos para desenvolver estratégias, procurar parceiros adequados, estabelecer níveis e canais de comunicação, alinhar processos, promover conteúdos e responder de forma flexível às mudanças de condições, tanto internas como contextuais.

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Angola e Portugal Geração Y Geração Z Disrupção e Serviços Financeiros

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