Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Realidade Aumentada na Guarda Nacional Republicana: Uso no treino e formação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
383_Relvas 2180031.pdf1.2 MBAdobe PDF Download

Authors

Relvas, David Guerra

Abstract(s)

A presente investigação foi desenvolvida com o propósito de analisar os contributos que a Realidade Aumentada pode fornecer ao treino e à formação na Guarda Nacional Republicana (GNR). Com vista a alcançar este objetivo o processo de investigação foi estruturado de uma forma lógica e dividido em duas partes. A primeira teórica, onde se efetuou a revisão de literatura sobre as tecnologias no seio da formação, uma exposição dos conceitos de formação e treino no âmbito da GNR devido à sua relação inerente com o tema e por fim uma exposição prática da utilização da Realidade Aumentada no âmbito do treino e formação policial para discussão das potencialidades deste tipo de tecnologias na área em estudo. A segunda parte prática onde foi adotada uma metodologia indutiva com uma abordagem qualitativa, tendo-se recorrido a inquéritos por entrevista a oficiais do Comando de Doutrina e Formação, do Gabinete Collège European de Police, da Escola da Guarda, da Academia Militar, da Unidade de Intervenção, do Comando Territorial de Beja, da Guardia Civil e da Polícia de Segurança Pública. Os resultados obtidos sugerem que o treino e formação são essenciais para a prossecução da missão da Guarda, contudo verifica-se que nem sempre é possível cumprir com todas as atividades propostas devido a inúmeros fatores. Tendo em conta o paradigma tecnológico vivido hodiernamente pode-se constatar que existem diversas tecnologias que podem ser úteis no auxílio do cumprimento da missão da Guarda Nacional Republicana, por força do incremento proporcionado na área do treino e formação. Acresce referir que os resultados desta investigação apontam para uma necessidade de adaptação constante da instituição em todos os setores e que a Realidade Aumentada, através da utilização de simuladores, poderá vir a desempenhar um papel preponderante no aumento da quantidade e qualidade do treino e formação assim como em aumentar a sua eficiência a nível de meios financeiros, humanos e materiais.
The present investigation was conducted with the purpose of analyzing whether the potentialities of Augmented Reality can provide a contribution within the training and education in the Guarda Nacional Republicana (GNR). To achieve the goal, the research process is structured logically and divided into two parts. The first part is theoretical, where a literature review was conducted to explore the use of modern technologies in training and education, to prove the emerging growth of technologies in this sector. It also includes an exposition of the concepts of training and education within the scope of the Guarda Nacional Republicana, given their inherent relationship with the topic. Finally, there is a practical exposition of the use of Augmented Reality in the context of police training and education was included to discuss the potential of this type of technology in the area under study. The second part forms the practical aspect, where an inductive methodology with a qualitative approach was adopted. Interviews were conducted with officers from the Comando de Doutrina e Formação, Gabinete Collège European de Police, Escola da Guarda, Academia Militar, Unidade de Intervenção, Comando Territorial, Guardia Civil, and Polícia de Segurança Pública. Based on this research, training and education are essential for the accomplishment of the Guard's mission. However, it is often challenging to fulfill all the proposed activities due to several factors. Considering the current technological paradigm, it can be noted that there are several technologies that can be useful in assisting the fulfillment of the GNR's mission, particularly in training and education. Furthermore, it should be mentioned that the results of this research indicate a constant need for adaptation of the institution in all sectors, and that Augmented Reality, through the use of simulators, could play a crucial role in increasing the quantity and quality of training and education, as well as improving efficiency in terms of financial, human, and material resources.

Description

Keywords

Realidade Aumentada Formação Treino Guarda Nacional Republicana Simuladores Augmented Reality Education Training Simulators

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue