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O uso da plataforma HypatiaMat no desenvolvimento do sentido aditivo da multiplicação
dc.contributor.advisor | Santiago, Ana Elisa Esteves, 1978- | |
dc.contributor.advisor | Martins, Fernando Manuel LourenƧo, 1978- | |
dc.contributor.author | Santos, Joana BƔrbara | |
dc.date.accessioned | 2021-12-21T11:14:22Z | |
dc.date.available | 2021-12-21T11:14:22Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi elaborado com base no trabalho desenvolvido em PrĆ”tica de Ensino Supervisionada, no Ć¢mbito do Mestrado em Educação PrĆ©-Escolar e Ensino do 1.Āŗ Ciclo do Ensino BĆ”sico. O mesmo estrutura-se em trĆŖs capĆtulos: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. A Introdução enquadra o Ć¢mbito do trabalho, debruƧando-se nas PrĆ”ticas Supervisionadas em Educação PrĆ©-Escolar e Ensino do 1.Āŗ Ciclo do Ensino BĆ”sico. Ć nesta secção que se enquadra o modo de funcionamento dos estĆ”gios bem como Ć© feita uma breve descrição das turmas onde foram realizadas as referidas prĆ”ticas. A Componente Investigativa apresenta um estudo realizado numa turma do 2.Āŗ ano de escolaridade, no Ć¢mbito da problemĆ”tica: que estratĆ©gias digitais didĆ”ticas e/ou artefactos se podem usar para promover as aprendizagens relacionadas com o sentido aditivo da multiplicação? Deste modo, foram planificadas vĆ”rias sessƵes com o objetivo de compreender de que forma o uso da applet Multiplicação, da plataforma digital HypatiaMat, influencia o conhecimento dos alunos acerca do sentido aditivo da multiplicação. Desenhou-se uma investigação com uma metodologia qualitativa, interpretativa e com um design de investigação-ação. No decurso da investigação foram recolhidos dados por observação participante e efetuados registos em Ć”udio, nos momentos de manipulação da plataforma digital e dos guiƵes de exploração por parte dos alunos. Terminada esta etapa e reunida a informação, construiu-se uma Narração Multimodal (NM) cuja anĆ”lise permitiu concluir que: (i) a colaboração entre os alunos contribuiu para melhorar os seus desempenhos na resolução de problemas matemĆ”ticos, especialmente quando se verifica verbalização, partilha e coconstrução de raciocĆnios; (ii) a intervenção da professora, enquanto elemento mais experiente, constitui um fator fundamental na orientação dos alunos no sentido da correta resolução dos problemas, desempenhando a função de treinador junto dos discentes; (iii) o raciocĆnio matemĆ”tico dos alunos quanto Ć multiplicação emerge, de forma estruturada, tendo por base o princĆpio da adição; e que o (iv) uso da applet Multiplicação da plataforma HypatiaMat, devidamente contextualizado e implementado promoveu a resolução de problemas matemĆ”ticos. Em conclusĆ£o, na componente reflexiva constam duas reflexƵes acerca dos estĆ”gios realizados em Educação PrĆ©-Escolar (Creche e Jardim de InfĆ¢ncia) e no 1.Āŗ Ciclo do Ensino BĆ”sico. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202831043 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/38337 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | NarraƧƵes Multimodais | pt_PT |
dc.subject | HypatiaMat | pt_PT |
dc.subject | Multiplicação | pt_PT |
dc.subject | Sentido Aditivo | pt_PT |
dc.subject | Ensino BÔsico 1º Ciclo | pt_PT |
dc.title | O uso da plataforma HypatiaMat no desenvolvimento do sentido aditivo da multiplicação | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BÔsico | pt_PT |
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