Repository logo
 
Publication

O uso da plataforma HypatiaMat no desenvolvimento do sentido aditivo da multiplicação

dc.contributor.advisorSantiago, Ana Elisa Esteves, 1978-
dc.contributor.advisorMartins, Fernando Manuel LourenƧo, 1978-
dc.contributor.authorSantos, Joana BƔrbara
dc.date.accessioned2021-12-21T11:14:22Z
dc.date.available2021-12-21T11:14:22Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado com base no trabalho desenvolvido em PrĆ”tica de Ensino Supervisionada, no Ć¢mbito do Mestrado em Educação PrĆ©-Escolar e Ensino do 1.Āŗ Ciclo do Ensino BĆ”sico. O mesmo estrutura-se em trĆŖs capĆ­tulos: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. A Introdução enquadra o Ć¢mbito do trabalho, debruƧando-se nas PrĆ”ticas Supervisionadas em Educação PrĆ©-Escolar e Ensino do 1.Āŗ Ciclo do Ensino BĆ”sico. Ɖ nesta secção que se enquadra o modo de funcionamento dos estĆ”gios bem como Ć© feita uma breve descrição das turmas onde foram realizadas as referidas prĆ”ticas. A Componente Investigativa apresenta um estudo realizado numa turma do 2.Āŗ ano de escolaridade, no Ć¢mbito da problemĆ”tica: que estratĆ©gias digitais didĆ”ticas e/ou artefactos se podem usar para promover as aprendizagens relacionadas com o sentido aditivo da multiplicação? Deste modo, foram planificadas vĆ”rias sessƵes com o objetivo de compreender de que forma o uso da applet Multiplicação, da plataforma digital HypatiaMat, influencia o conhecimento dos alunos acerca do sentido aditivo da multiplicação. Desenhou-se uma investigação com uma metodologia qualitativa, interpretativa e com um design de investigação-ação. No decurso da investigação foram recolhidos dados por observação participante e efetuados registos em Ć”udio, nos momentos de manipulação da plataforma digital e dos guiƵes de exploração por parte dos alunos. Terminada esta etapa e reunida a informação, construiu-se uma Narração Multimodal (NM) cuja anĆ”lise permitiu concluir que: (i) a colaboração entre os alunos contribuiu para melhorar os seus desempenhos na resolução de problemas matemĆ”ticos, especialmente quando se verifica verbalização, partilha e coconstrução de raciocĆ­nios; (ii) a intervenção da professora, enquanto elemento mais experiente, constitui um fator fundamental na orientação dos alunos no sentido da correta resolução dos problemas, desempenhando a função de treinador junto dos discentes; (iii) o raciocĆ­nio matemĆ”tico dos alunos quanto Ć  multiplicação emerge, de forma estruturada, tendo por base o princĆ­pio da adição; e que o (iv) uso da applet Multiplicação da plataforma HypatiaMat, devidamente contextualizado e implementado promoveu a resolução de problemas matemĆ”ticos. Em conclusĆ£o, na componente reflexiva constam duas reflexƵes acerca dos estĆ”gios realizados em Educação PrĆ©-Escolar (Creche e Jardim de InfĆ¢ncia) e no 1.Āŗ Ciclo do Ensino BĆ”sico.pt_PT
dc.identifier.tid202831043pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/38337
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectNarraƧƵes Multimodaispt_PT
dc.subjectHypatiaMatpt_PT
dc.subjectMultiplicaçãopt_PT
dc.subjectSentido Aditivopt_PT
dc.subjectEnsino BÔsico 1º Ciclopt_PT
dc.titleO uso da plataforma HypatiaMat no desenvolvimento do sentido aditivo da multiplicaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BÔsicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
JOANA_SANTOS.pdf
Size:
3.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format