Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.03 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O presente relatório foi elaborado com base no trabalho desenvolvido em PrĆ”tica de Ensino Supervisionada, no Ć¢mbito do Mestrado em Educação PrĆ©-Escolar e Ensino do 1.Āŗ Ciclo do Ensino BĆ”sico. O mesmo estrutura-se em trĆŖs capĆtulos: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva.
A Introdução enquadra o âmbito do trabalho, debruçando-se nas PrÔticas Supervisionadas em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BÔsico. à nesta secção que se enquadra o modo de funcionamento dos estÔgios bem como é feita uma breve descrição das turmas onde foram realizadas as referidas prÔticas.
A Componente Investigativa apresenta um estudo realizado numa turma do 2.º ano de escolaridade, no âmbito da problemÔtica: que estratégias digitais didÔticas e/ou artefactos se podem usar para promover as aprendizagens relacionadas com o sentido aditivo da multiplicação? Deste modo, foram planificadas vÔrias sessões com o objetivo de compreender de que forma o uso da applet Multiplicação, da plataforma digital HypatiaMat, influencia o conhecimento dos alunos acerca do sentido aditivo da multiplicação. Desenhou-se uma investigação com uma metodologia qualitativa, interpretativa e com um design de investigação-ação.
No decurso da investigação foram recolhidos dados por observação participante e efetuados registos em Ôudio, nos momentos de manipulação da plataforma digital e dos guiões de exploração por parte dos alunos.
Terminada esta etapa e reunida a informação, construiu-se uma Narração Multimodal (NM) cuja anĆ”lise permitiu concluir que: (i) a colaboração entre os alunos contribuiu para melhorar os seus desempenhos na resolução de problemas matemĆ”ticos, especialmente quando se verifica verbalização, partilha e coconstrução de raciocĆnios; (ii) a intervenção da professora, enquanto elemento mais experiente, constitui um fator fundamental na orientação dos alunos no sentido da correta resolução dos problemas, desempenhando a função de treinador junto dos discentes; (iii) o raciocĆnio matemĆ”tico dos alunos quanto Ć multiplicação emerge, de forma estruturada, tendo por base o princĆpio da adição; e que o (iv) uso da applet Multiplicação da plataforma HypatiaMat, devidamente contextualizado e implementado promoveu a resolução de problemas matemĆ”ticos.
Em conclusão, na componente reflexiva constam duas reflexões acerca dos estÔgios realizados em Educação Pré-Escolar (Creche e Jardim de Infância) e no 1.º Ciclo do Ensino BÔsico.
Description
Keywords
Narrações Multimodais HypatiaMat Multiplicação Sentido Aditivo Ensino BÔsico 1º Ciclo