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Plano de marketing : Euskalduna Studio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorReis, José Luís
dc.contributor.authorCosta, Tiago Jorge Fontes
dc.date.accessioned2017-12-06T17:22:10Z
dc.date.available2017-12-06T17:22:10Z
dc.date.issued2017-09-18
dc.description.abstractO presente projeto tem por objetivo a elaboração de um plano de marketing para o restaurante Euskalduna Studio. Este plano de marketing visa promover, sustentar e alavancar os resultados já adquiridos pelo Euskalduna Studio até ao momento, permitindo suprir algumas das dificuldades de atuação no sector através de uma estratégia assente na comunicação da marca e do seu fator diferenciador, com o apoio de suportes digitais mais eficazes transpondo alguns mecanismos de comunicação já utilizados. Este projeto foi iniciado ainda o Euskalduna Studio não estava de portas abertas ao publico, momento que aconteceu em dezembro de 2016. É ambicionado que o Euskalduna Studio se vá estabelecer gradualmente no mercado com uma estratégia de penetração aliada a uma valorização como uma marca de qualidade e referencia, com um serviço de excelência, dando vida, cor e inovação a produtos que por vezes são pouco atrativos, neste trabalho, pretendeu-se abordar e compreender os conceitos componentes de um plano de marketing, como a estratégia, segmentação, posicionamento e diferenciação, assim como confrontar os diferentes modelos de plano de marketing propostos pela literatura. A metodologia empregada consistiu na adoção de um modelo de plano de marketing eleito por um mix de vários autores, sustentado pela recolha de dados fornecidos pela empresa e por fontes secundárias. Os objetivos determinados pela empresa, assentam em três grandes metas: vendas, aumento de notoriedade e fidelização dos clientes, de modo a atingir os objetivos previamente definidos, apresenta-se um programa de implementação com desenvolvimento de ações, novas ferramentas de comunicação, ações promocionais bem como ações de solidariedade que permitirão aumentar o número de clientes ativos, aumentar a notoriedade e sustentar desta forma o crescimento gradual da marca e conceito Euskalduna. O Euskalduna Studio é um restaurante, mas vai além disso, é um laboratório de sabores e texturas, onde é sempre assegurada a qualidade e a originalidade dos pratos. É, também, um studio onde o Chef assume o papel de artista e criador, misturando diferentes universos gastronómicos para chegar a um resultado único, capaz de seduzir os cinco sentidos. Mais ainda, é um espaço de partilha onde não há separação entre cozinha e sala e onde quem lá janta pode acompanhar todas as fases da preparação. Os clientes são convidados a observar e a interagir, e assegura-se que cada serviço é personalizado. Neste restaurante faz-se cozinha contemporânea de autor, onde o Chef leva para a mesa novos ingredientes, novas técnicas e novas histórias. A inspiração vem dos quatro cantos do Mundo; porém, privilegia-se, na escolha dos ingredientes, os produtos nacionais e sazonais e as relações com pequenos produtores. É basilar considerar estes fatores no progresso e planeamento da operacionalidade do plano. A secção de diagnóstico presume um olhar crítico e explorativo sobre a empresa, analisando não só o marketing-mix como também os recursos, os clientes e outras atividades conexas. É importante conhecer detalhadamente esta atividade no seu contexto de atuação, pela possibilidade de incrementar processos de melhoria organizacional. A visão sobre o mercado concorrencial é também elementar neste diagnóstico, pela perspetiva global e pelo conhecimento profundo da realidade onde está inserida esta unidade crítica que condiciona quer a procura, quer a oferta existente. A definição de objetivos e resultante estratégia tem por apoio um diagnóstico pormenorizado, principiando desta forma a capacidade de condicionar a evolução do negócio pela tomada de decisão e investimento estratégico, com o intuito de alcançar os resultados operacionais planeados e pretendidos. Esta fração influencia todo o desenvolvimento e aplicação do plano de marketing, uma vez que determina a conexão entre o percurso a realizar para a obtenção do resultado desejado. O envolvimento de objetivos em todas as áreas fundamentais permite o estabelecimento de metas individualizadas, para a fidelização, volume de vendas e investimento em comunicação, que conjugadas permitem a obtenção do objetivo principal, aumentar a notoriedade do Euskalduna Studio. A capacidade de interligar os objetivos propostos com a sua realização supõe a existência de um plano de ação operacional e um orçamento orientador das verbas alocadas, ambos descritos neste plano. É fundamental planear a implementação com base na estratégia e nos objetivos, garantindo o seu cumprimento. Esta deverá ser planeada de forma ponderada, com a alocação de meios e verbas indispensáveis para evitar qualquer deslize orçamental. As últimas etapas deste plano de marketing assumem-se como decisivas na avaliação de todo o projeto estratégico e operacional desenvolvido. É essencial estabelecer parâmetros de avaliação precisos que garantam a correta medição da taxa de sucesso. Esta monitorização das ações encetadas garante a correta avaliação de todo o desempenho nos processos anteriores. No seguimento desta parceria colaborativa com o restaurante foi utilizada uma metodologia de entrevistas presenciais aos funcionários do Euskalduna Studio com recolha de dados primários e secundários. Com isto, pretende-se, em particular, que este plano venha promover a mudança dentro da empresa de forma a fazer frente às ameaças e num futuro à sua consolidação no setor, na expectativa que os objetivos delineados sejam amplamente alcançados.pt_PT
dc.identifier.tid201770598pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/19620
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectPlano de marketingpt_PT
dc.subjectRestauraçãopt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titlePlano de marketing : Euskalduna Studiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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