Repository logo
 
Publication

A incorporação dos NFTS na indústria de luxo: Pode a incorporação agregar valor às marcas de luxo?

dc.contributor.advisorAleem, Aihoor Kayoom
dc.contributor.authorNunes, Juliana Martins
dc.date.accessioned2025-11-11T18:40:30Z
dc.date.available2025-11-11T18:40:30Z
dc.date.issued2025-10
dc.description.abstractNum cenário, representado pelo crescimento da digitalização e pelos avanços tecnológicos significativos, os Non-Fungible Tokens emergem como uma ferramenta inovadora, capaz de transformar a forma como as marcas interagem com os consumidores. Ao proporcionar experiências imersivas e envolventes que potencializam a edificação de valor na indústria. A presente dissertação centra-se na aplicação dos NFTs na indústria de luxo, com o objetivo central de investigar a utilização dos NFTs como ferramenta de inovação na interação com o consumidor. Simultaneamente propõem-se a compreender o comportamento do consumidor com os NFTs, analisar novas estratégias de storytelling e criar e manter valor útil utilizando o storytelling como estratégia. Com base numa abordagem mista – qualitativa e quantitativa – foram praticadas entrevistas semiestruturadas a 5 consumidores de luxo e complementarmente foi aplicado um questionário online a uma amostra estratificada, que visa recolher dados sobre os comportamentos, motivações e perceções dos consumidores relativamente à utilização dos NFTs pelas marcas de luxo. Os resultados obtidos revelam desta forma que os consumidores de luxo, valorizam os NFTs quando estes reforçam a exclusividade e autenticidade da marca, contudo o estudo demostra também que quando interligados a estratégias de storytelling, estes são capazes de aumentar a perceção de valor e ligação emocional.por
dc.description.abstractIn a scenario represented by the growth of digitalisation and significant technological advances, Non-Fungible Tokens are emerging as an innovative tool capable of transforming the way brands interact with consumers. By providing immersive and engaging experiences that enhance value building in the industry. This dissertation focuses on the application of NFTs in the luxury industry, with the central aim of investigating the use of NFTs as a tool for innovation in consumer interaction. At the same time, it aims to understand consumer behaviour with NFTs, analyse new storytelling strategies and create and maintain useful value using storytelling as a strategy. Based on a mixed approach - qualitative and quantitative - semi-structured interviews were carried out with 5 luxury consumers and an online questionnaire was applied to a stratified sample, with the aim of collecting data on consumer behaviour, motivations and perceptions regarding the use of NFTs by luxury brands. The results show that luxury consumers value NFTs when they reinforce the exclusivity and authenticity of the brand. However, the study also shows that when linked to storytelling strategies, they are able to increase the perception of value and emotional connection.eng
dc.identifier.tid204047927
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/59629
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectNon-Fungible Tokens
dc.subjectIndústria de luxo
dc.subjectMarcas de luxo
dc.subjectValor percebido
dc.subjectStorytelling
dc.titleA incorporação dos NFTS na indústria de luxo: Pode a incorporação agregar valor às marcas de luxo?
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Inovação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
VF_Tese de Mestrado- Juliana Nunes - Nova.pdf
Size:
2.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: