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Abstract(s)
Este Projeto de Investigação no âmbito do Mestrado de Educação e Lazer tem como objetivo geral promover o desenvolvimento da literacia nos alunos através das atividades de artes, nas crianças do 2º Ciclo do Ensino Básico do 5.º ano de escolaridade. Literacia define a capacidade de aprender a ler, a interpretar, a escrever e a contar, na vida quotidiana. (Benavente, 1996).No presente trabalho partimos de perguntas auxiliares: como motivar as crianças para a leitura através de atividades de artes no âmbito do lazer; que práticas realizar para desenvolver na representação de funcionalidades sobre a leitura e na escrita?
Para averiguar o nível de literacia dos alunos, realizamos um conjunto de provas para caracterizá-los e relacioná-los com a leitura, na vertente de descodificação e compreensão, consciência fonológica e nível intelectual. Perante a análise dos dados, procuramos desenvolver atividades de artes no âmbito de lazer, para o desenvolvimento de competências de leitura e de escrita de um modo informal, nas alunas que apresentassem um nível de literacia inferior a 75%. As artes podem adotar um papel de instrumento de ensino e ao mesmo tempo objeto, que é examinado e refletido. Nestes momentos artísticos, as crianças podem desenvolver competências cognitivas. O lazer é também um veículo privilegiado de educação. (Marcellino, 1996). Considerando todo o processo do trabalho artístico, a experiência com as atividades de arte, “Atividades de Criar”, com as alunas permitiu uma evolução no desenvolvimento de competências de literacia.
Description
Keywords
Educação Artística Artes Literacia Ensino Básico 2º Ciclo
