Repository logo
 
Publication

Importância da frequência do Pré-Escolar como factor de sucesso à aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorTorres, Zélia
dc.contributor.authorAlmeida, Eva Joana Silva de
dc.date.accessioned2015-07-23T19:05:47Z
dc.date.available2015-07-23T19:05:47Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractEste trabalho foi elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Necessidades Educativas Especiais – Área de Especialização em Cognição e Motricidade, compreende um estudo experimental conduzido com o objectivo de perceber se a frequência das crianças no Pré-Escolar pode ser um factor de sucesso à aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico. Como suporte foi realizado um estudo com base na aplicação de um questionário aos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Oeiras. Podemos dividir esta dissertação em duas partes distintas. Numa primeira parte foi realizada uma análise da bibliografia sobre o desenvolvimento da criança, as aquisições básicas fundamentais, e a sua importância ao longo desse mesmo desenvolvimento, bem como a importância do Pré-Escolar como sucesso nas aprendizagens do 1º Ciclo do Ensino Básico Numa segunda parte, tendo como base os resultados obtidos nos questionários, reflectiu-se sobre toda esta etapa do início da escolaridade e de que modo existe uma influência positiva da frequência do Pré-Escolar no sucesso das aprendizagens do 1º Ciclo do Ensino Básico.por
dc.description.abstractThis dissertation comprehends an experimental study conducted with the intent of questioning whether kindergarten attendance may have a positive impact concerning school success in 1st to 4th grades learning. Accordingly, a study was carried out and a questionnaire was given to teachers working in 1st to 4th grades schools in Oeiras Council. This dissertation is composed of two main parts. Firstly, a critical analysis of bibliography concerning child's development, main acquisitions and their importance throughout this development, as well as the kindergarten attendance impact. Secondly, and based on the results obtained from the questionnaire, considerations about the beginning of schooling and about Kindergarten attendance as a positive factor for learning success in 1st to 4th grades of primary school.por
dc.identifier.tid201833417
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/9483
dc.language.isoporpor
dc.subjectPré-escolarpor
dc.subjectPré-escolarpor
dc.subjectAquisições básicaspor
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpor
dc.subjectIntervenção precocepor
dc.subjectCriança diferentepor
dc.subjectKindergartenpor
dc.subjectBasic acquisitionspor
dc.subjectChild's developmentpor
dc.subjectEarly special interventionpor
dc.subjectSpecial childpor
dc.titleImportância da frequência do Pré-Escolar como factor de sucesso à aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Necessidades Educativas Especiais – Área de Especialização em Cognição e Motricidadepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
capa.pdf
Size:
34.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese Final.pdf
Size:
908.31 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: