Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Recrutamento e selecção de competências de liderança: processo e prática na Plural+Udifar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Patrícia_Serrazina.pdf2.62 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio, realizado no âmbito da componente não letiva do mestrado, surge como instrumento de avaliação final para a obtenção do grau de Mestre em Gestão de Recursos Humanos pela Coimbra Business School – ISCAC, como resultado do estágio desenvolvido na Plural – Cooperativa Farmacêutica, Crl no período compreendido entre 20 de novembro de 2019 e 19 de maio de 2020. Com foco na melhoria continua das práticas de gestão de recursos humanos, o presente trabalho incidiu, principalmente, na temática do recrutamento e seleção. A partir da revisão de literatura, verifica-se que as organizações têm investido no desenvolvimento de novas estratégias no que diz respeito à valorização do seu principal ativo: o capital humano. De forma a otimizar o processo de recrutamento e seleção, destaca-se a utilização do teste de seleção PDA - Personal Development Analysis, para análise de competências e perfis comportamentais dos candidatos, nomeadamente ao nível do recrutamento interno de competências de liderança, descrito neste trabalho a partir da experiência de seleção de um responsável de armazém. Além das atividades desenvolvidas ao longo estágio, o documento apresenta uma análise crítica, elaborada a partir da revisão da literatura realizada, identificando limitações e sugestões de melhoria para as práticas de recrutamento e seleção da Plural+Udifar. A experienciação de procedimentos e técnicas da vertente interna de recrutamento, bem como da respetiva revisão da literatura, parece sugerir que esta promoverá uma maior motivação e a retenção dos atuais colaboradores, com potencial impacto positivo na atração de novos colaboradores.

Description

Keywords

Recrutamento Seleção Recrutamento interno Competências Liderança PDA assessment

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue