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Consumo de álcool
dc.contributor.advisor | Major, António | |
dc.contributor.advisor | Seixo, Luís | |
dc.contributor.author | Afonso, Sónia Cristina Grabulho | |
dc.date.accessioned | 2016-11-25T09:44:25Z | |
dc.date.available | 2016-11-25T09:44:25Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description | Mestrado, Enfermagem Comunitária, 2014, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa | |
dc.description.abstract | O consumo de álcool entre os adolescentes constitui um problema de saúde pública que carece da atenção de profissionais de saúde com intervenção comunitária, nomeadamente dos enfermeiros especialistas em enfermagem comunitária, na medida em que acarreta significantes problemas a nível individual, familiar e social. O consumo de álcool na adolescência traz uma dupla preocupação para os profissionais de saúde, por um lado devido à imaturidade do organismo, e por outro a evidência cientifica permite afirmar que quanto mais precoce o início deste consumo maior o risco da existência de problemas ligados ao álcool no futuro. Atendendo à magnitude e à multicausalidade deste problema torna-se necessário que na sua intervenção exista o envolvimento do indivíduo, família e comunidade. O enfermeiro especialista em enfermagem comunitária tem um papel primordial no desenvolvimento de estratégias de intervenção direcionadas à educação para o consumo de álcool, com especial foco na promoção de saúde. O presente relatório visa descrever e analisar as diferentes etapas de um estágio em que se implementou um projeto de intervenção comunitária que teve como objetivo sensibilizar os adolescentes do 8º ano de uma Escola com 3º ciclo do Concelho de Palmela, para os malefícios do uso/abuso de álcool, contribuindo para a sua capacitação, para que possam tomar uma decisão de forma consciente e responsável. Pretendeu-se através do processo de elaboração e implementação deste projeto desenvolver competências comuns e especificas de enfermeira especialista em enfermagem comunitária e contribuir para o desenvolvimento de estratégias promotoras de saúde relativamente ao consumo de álcool. Utilizou-se como Metodologia o Processo de Planeamento em Saúde, segundo Imperatori e Giraldes (1993) e Tavares (1990), e o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender (Pender, Murdaugh e Parsons, 2011) como referencial teórico. Na fase de diagnóstico de situação, o instrumento de colheita de dados foi constituído pelo Questionário de Conhecimentos do Álcool, desenvolvido por Barroso, T; Barbosa, A. E Mendes, A (2006), constituído por 40 afirmações com possibilidade de resposta dicotómica verdadeiro ou falso, e um Questionário de caracterização, construído para este fim, que inclui as características sociodemográficas, bem como as experiências anteriores e atuais ao nível do consumo de álcool. A análise e tratamento dos dados foram efetuados através do Programa Microsoft Office Excel 2007. Os resultados revelaram que a média de idade de início de consumo é ligeiramente mais precoce que a média nacional, contudo o padrão de consumo de álcool é compatível com o que é descrito na literatura. Relativamente ao Questionário de Conhecimentos do Álcool os resultados obtidos revelam a existência de lacunas graves ao nível dos conhecimentos sobre o álcool os quais, podem ser potenciadores para o uso/abuso do álcool. As estratégias implementadas fundamentam-se nas teorias de promoção da saúde e educação para saúde. Segundo Precioso (2004) este tipo de abordagem é primordial junto dos adolescentes os quais se encontram em fase de desenvolvimento físico, mental e social e que ainda não tiveram, muitas vezes, oportunidade de adquirir hábitos insanos, sendo mais recetivos à aprendizagem de hábitos e assimilação de conhecimentos. Para tal, realizaram-se três sessões de educação para a saúde tendo como grupo alvo os adolescentes, onde se abordaram diversos conhecimentos úteis acerca do álcool por forma a contribuir para a sua capacitação para que consigam tomar uma decisão responsável e consciente face ao consumo de álcool. Simultaneamente foram trabalhadas algumas competências e estratégias protetoras e promotoras de saúde através de diferentes técnicas de dinâmica de grupos como o role-play, jogos entre outras. A avaliação realizada mostra a consecução dos objetivos, através dos indicadores definidos, com possibilidade de continuidade do trabalho realizado nomeadamente o facto da existência de um trabalho de parceria com a equipa de saúde escolar o que vai permitir o acompanhamento destes adolescentes até ao 12º ano e consequentemente avaliar a existência de possíveis ganhos em saúde com esta intervenção. Todo este processo contribuiu para o desenvolvimento de competências comuns e especificas de enfermeiro especialista inicialmente propostas | |
dc.format | application/pdf | |
dc.identifier.tid | 201259702 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/16248 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | [s.n.] | |
dc.subject | Enfermagem em saúde comunitária | |
dc.subject | Promoção da saúde | |
dc.subject | Adolescente | |
dc.subject | Consumo de álcool | |
dc.subject | Adolescência | |
dc.subject | Intervenções de enfermagem | |
dc.subject | Álcool | |
dc.subject | Educação em saúde | |
dc.title | Consumo de álcool | |
dc.title | capacitar os adolescentes para uma escolha consciente e responsável | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | |
rcaap.type | masterThesis |