Repository logo
 
Publication

As Expetativas de Carreira dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorFerreira, Marco
dc.contributor.authorMendes, Mariana
dc.date.accessioned2024-02-01T16:04:07Z
dc.date.embargo2026-06-27
dc.date.issued2023-06-27
dc.date.submitted2023-04-28
dc.description.abstractA carreira de professor é uma das carreiras mais importantes do Mundo, pois ser professor é ser alguém que é “capaz de utilizar o seu conhecimento e a sua experiência para desenvolver-se em contexto pedagógicos pré-existentes” (Ferreira, 2003 p. 4). Ser professor é ser a base de todas as profissões e da sociedade. Contudo, é uma profissão desgastada e cada vez menos atrativa. O final do ano de 2022 foi marcado pelas greves e manifestações dos professores ao longo do país. Milhares de professores manifestaram-se e fizeram-se ouvir. Professores de todos os ciclos, incluindo educadores de infância. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo compreender que perspetivas é que os professores ainda têm da sua carreira. Pretende ainda conhecer a realidade e adequabilidade da formação inicial e da formação contínua. Deste modo, foi realizado um estudo de investigação, de natureza qualitativa, tendo com base o método interpretativo e com paradigma construtivista, onde foram entrevistados 10 professores do Ensino Básico com mais de 10 anos de serviço. O método de recolha de dados utilizada foi a entrevista semiestruturada e decorreu nos meses junho a janeiro de 2023. Os resultados obtidos destacam que as expectativas de carreira dos professores de 1.º ciclo passam pela estabilidade na carreira, pela possibilidade de se dedicarem ao ensino e à aprendizagem das crianças, sem estarem sobrecarregadas com tarefas burocráticas e pela evolução enquanto indivíduos e profissionais.pt_PT
dc.description.abstractA teaching career is one of the most important careers in the world, as being a teacher means being someone who is “capable of using their knowledge and experience to evolve a pre-existing pedagogical context” (Ferreira, p. 4). To be a teacher is to be the foundation of all professions and of society. However, it is a worn-out and increasingly unattractive profession. The end of 2022 was marked by strikes and demonstrations by teachers across the country. Thousands of teachers demonstrated and made themselves heard. Teachers of all cycles, including kindergarten teachers. In this sense, this work had the objective of understanding what perspectives teachers still have of their career. It also intends to know the reality and adequacy of initial training and continuous training. In this way, a research study was carried out, of a qualitative nature, based on the interpretative method and with a constructivist paradigm, where 10 teachers of Basic Education with more than 10 years of service were interviewed. The data collection method used was a semi-structured interview and took place from June to January 2023. The results obtained highlight that the career expectations of 1st cycle teachers include career stability, the possibility of dedicating themselves to teaching and the children's learning, without being overloaded with bureaucratic tasks and by their evolution as individuals and professionals.pt_PT
dc.identifier.tid203500512pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/49517
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectProfessores de 1.º Ciclo do Ensino Básico; Formação Inicial; Formação Contínua: Expectativas de Carreira; Motivaçãopt_PT
dc.subjectTeachers of 1st Cycle of Basic Education; Initial Training; Continued Training; Career Expectations; Motivationpt_PT
dc.titleAs Expetativas de Carreira dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Educação e Ciências

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Mariana Mendes.pdf
Size:
630.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: