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Pequeno mundo na paisagem – Al-Garb

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Abstract(s)

Esta dissertação estuda a evolução dos empreendimentos turísticos na Região do Algarve. A partir dos anos 60, com Boom Turístico, o território Algarvio inicia um processo de transformação que lhe vem atribuir uma nova identidade. A actividade turística torna-se a maior riqueza de um lugar, que se altera profundamente para poder oferecer diferentes tipos de espaços, a quem lá passar. A arquitectura vinculada ao turismo de sol e praia, marca uma época, que é atravessada por um período de mudanças da na era modernista e que acaba por trazer grandes influências para o território. Foi uma altura em que o desenvolvimento dos empreendimentos deu-se de forma muito acelerada, sem que tenha havido espaço para pensar, que contribuiu para uma descaracterização do território, afastando-se de uma identidade que caracteriza este lugar como único. Neste sentido, verifica-se a necessidade crescente de mais informação que permita caracterizar de forma detalhada o segmento do turismo, para se construir uma resposta que sirva as necessidades turísticas e não turísticas, sem que para isso se desfragmente sistematicamente o território. Com esta investigação, pretendeu-se compreender as várias linguagens arquitectónicas que se desenvolveram ao longo dos últimos 40 anos, distinguindo aquelas que acabam por manter características mais tradicionalistas e que definem a verdadeira origem de um lugar. Analisámos o desenvolvimento dos vários núcleos turísticos, as diferentes tipologias que se foram construindo, os seus detalhes no enquadramento territorial e a suas influência no lugar que ocupam, contribuindo para que a forma de olhar o espaço, deva começar na sua origem. Como caso de estudo optamos por estudar o empreendimento “Aldeia das Açoteias” que define o início da urbanização turística no território Algarvio. Destaca-se por ser o primeiro aldeamento que se constrói fora do aglomerado urbano e em funcionamento tipo “Resort”. É feita uma reflexão entre o muro que delimita o espaço interior do exterior de um resort. Esse é o muro que provoca o afastamento numa relação com a identidade de um território, transmitindo apenas “um pequeno mundo na paisagem”.
This dissertation studies the evolution of tourist developments in Algarve Region. From the 60s, with Tourist Boom, the Algarve territory begins a process of transformation, what comes to assigns a new identity. Tourist activity becomes the greatest richness of a place, which profoundly alters to offer different kinds of spaces, whom they pass. The architecture linked to the tourism of sun and beach, marks an epoch, which is crossed by a period of changes in the modernist era and brings great influence to the territory. It was a epoch when the growth of tourism developments occurred too fast so, with no space to think, helping to a distortion of the territory, moving away from an identity that characterizes this place as unique. In that way, there is a growing need for more information that allows characterizing in detail the tourism segment, to construct a response that serves the tourist needs and non-tourist, without having to systematically defragment the territory. With this research, intended to understand the several architectural languages that developed over the past 40 years, emphasizing those that end up holding more traditional features. We analysed the development of various tourist cores, the different typologies that appearing, their details in the territorial framework, and their influence in the place, which occupies, helping for the way of look space, should start at their source.

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Identidade Origem Interior/ Exterior Arquitectura Algarve Identity Origin Indoor / Outdoor Architecture

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