Publication
O fio da curiosidade é o pavio para o conhecimento: relatório final
dc.contributor.advisor | Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- | |
dc.contributor.advisor | Loff, Philippe Bernard, 1955- | |
dc.contributor.author | Henriques, Andreia Filipa Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2016-03-10T14:46:40Z | |
dc.date.available | 2016-03-10T14:46:40Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizei, enquanto estagiária, o presente Relatório Final, no qual se efetua uma análise e reflexão crítica das aprendizagens realizadas no decorrer dos estágios, nos níveis educativos destas duas valências. Este documento inicia-se com a contextualização da prática, permitindo o conhecimento dos respetivos ambientes educativos, onde foram desenvolvidas as práticas de ensino supervisionadas. Numa segunda parte, são explanadas, sempre numa base crítico-reflexiva, experiências que considerei cruciais durante estes dois períodos. A este nível, é possível mergulhar na fantasia e naquilo que a criatividade pode trazer à educação, nos benefícios do uso da metodologia de trabalho de projeto, nas potencialidades da implementação de um projeto na mudança de comportamentos, no desconhecido Mundo dos TPC, e, finalmente, na viabilidade de uma relação de qualidade entre docentes do ensino regular e de apoio. Com o intuito de percecionar as perspetivas das crianças, relativamente ao/à JI/Escola, e os seus interesses, enquanto intervenientes na ação educativa, foi também desenvolvido um trabalho de investigação, que abarcou os dois contextos. O presente relatório de qualificação profissional surge, ainda, com o objetivo de descrever e analisar o trabalho desenvolvido durante as práticas pedagógicas, apresentando aspetos centrais no desenvolvimento de competências profissionais. A componente prática, na minha formação inicial, possibilitou-me a concretização dos objetivos da iniciação profissional, aprendendo a transformar os conhecimentos curriculares em profissionais, suscetíveis de serem mobilizados na ação quotidiana. Nesta fase, ocorreu a transição do meu estatuto de estudante, de uma situação de aluna para a de uma futura docente, onde foram vivenciadas experiências inesquecíveis e imprescindíveis para a construção da minha identidade profissional | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201333554 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/12056 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 1º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | Práticas Educativas | pt_PT |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_PT |
dc.title | O fio da curiosidade é o pavio para o conhecimento: relatório final | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |