Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.02 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Atualmente, estamos perante uma crise pandémica da COVID-19 que levou a Humanidade a confrontar-se
com vários desafios, ou seja, muitos dos percursos de vida planeados tiveram de ser adaptados ou mesmo
alterados. Perante este cenário, esta investigação relata a narrativa de uma investigadora em educação que
perante a pandemia, e em confinamento, realizou a sua dissertação de Mestrado em Gestão e
Administração de Escolas, no Instituto Politécnico de Setúbal. A metodologia utilizada foi a “história de
vida”, com recurso à autobiografia, e procuraremos dar significados para a experiência de transição de uma
investigação presencial – com observação direta, entrevistas e Focus Group a realizar dentro de escolas,
com os seus diretores e líderes – para uma “investigação remota de emergência” – realizada por canais
digitais em momentos síncronos e assíncronos. Assim, foram operacionalizados os seguintes objetivos da
investigação: (1) encontrar sentidos para a experiência de “investigação remota de emergência” e (2) dar
corpo para a construção de uma identidade emergente em educação, como é o caso do investigador em
confinamento e em distanciamento físico. Como instrumentos de recolha de dados, foram utilizados a
análise documental e o questionário. Com esta investigação pretendemos contribuir para a reflexão sobre
os processos de formação e a identidade emergente do investigador em educação, em contextos
delimitados pela pandemia.
Description
Keywords
História de vida Narrativa autobiográfica Investigação remota de emergência Pandemia COVID-19 Gestão e administração escolar
Citation
Manuel, M. A., & Lima Rodrigues, L. M. (2021). Investigação remota de emergência em educação: Excertos da história de uma investigadora em confinamento. In A. M. Boavida, A. M. Pessoa, A. Vasconcelos, C. C. Figueiredo, F. Santos, M. J. Freire, M. L. Saraiva, M. Figueiredo, O. César, P. Felício, & S. Figueira (Orgs.), Atas do Seminário: Dar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais (pp. 165-171). Instituto Politécnico de Setúbal.
Publisher
Instituto Politécnico de Setúbal